Ana Cristina Dib
De olho em um mercado que consome mais de 400 milhões de pares de calçados por ano, quase todos eles importados, a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), por meio do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações mantido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), promove a primeira Missão Comercial à França.
O evento, que acontece com 19 marcas brasileiras, entre 11 e 13 de junho, em Paris, tem como objetivo a captação de agentes e distribuidores qualificados para a atuação naquele mercado, o que será possível por meio de uma parceria com a Associação de Agentes de Calçados da França (Arici) e o apoio da Embaixada do Brasil, que realizaram o serviço de matchmaking (reuniões pré-agendadas com agentes e distribuidores franceses).
“Recente estudo de mercado realizado pela Abicalçados na França apontou a necessidade de se ter uma intermediação com parceiro local para o bom desempenho das vendas”, explica a coordenadora de Promoção Comercial da Abicalçados, Letícia Sperb Masselli, ressaltando que o evento não será comercial, ou seja, não tem o objetivo de vender calçados, apenas formar parcerias para a inserção no mercado local.
Exportações
Mercado-alvo do atual convênio do Brazilian Footwear, a França vem aumentando as importações de calçados brasileiros. No primeiro quadrimestre deste ano, os franceses compraram mais de três milhões de pares verde-amarelos, 54% mais do que no mesmo período de 2017. “Com uma ação acertada para inserção de marcas Made in Brazil, poderemos alçar voos ainda mais altos e, o melhor, com marca própria”, projeta Letícia.
Atualmente a França é o terceiro principal destino do calçado brasileiro no exterior, porém com grande incidência de private label (com a marca do cliente local).
Participam da Missão Comercial à França as marcas Sollu, Bibi, Jorge Bischoff, Loucos & Santos, Luz da Lua, Rider, Cartago, Grendha, Zaxy, Copacapana, Pegada, Democrata, Werner, Raphaella Booz, Dumond, Capodarte, Ortopé, Suzana Santos e Renata Mello.