• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
quinta-feira, 7 maio , 2026
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Eventos

Noruega busca fortalecer cooperação com o Brasil

por Embassy News
29 de maio de 2018
em Eventos
Tempo de Leitura: 10 mins
A A
O Embaixador da Noruega, Nils Martin discursa durante o evento de comemoração do Dia Nacional da Noruega

O Embaixador da Noruega, Nils Martin discursa durante o evento de comemoração do Dia Nacional da Noruega

Raquel Pires

Fotos: Eliane Loin

Embaixador Nils Martin falou com exclusividade à Revista Embassy Brasília durante  comemoração do Dia Nacional do país, que foi marcada por muita descontração e alegria

No último dia 17 de maio, a Noruega celebrou a assinatura da sua Constituição, que ocorreu na cidade de Eidsvoll em 1814. A data é feriado nacional para os noruegueses e representa a liberdade, o progresso, a igualdade, e a solidariedade. Diferentemente de muitos países que realizam desfiles militares, a celebração desse dia geralmente é feita com paradas contando com a população, especialmente as crianças. Em Brasília, a celebração foi na residência oficial, no Lago Sul, e contou com noruegueses que moram no Brasil, convidados e, claro, a tradicional gastronomia do país.

IMG_6435 - CopiaA comunidade norueguesa aqui na capital é pequena, mas nem por isso faltou animação durante o evento. As crianças foram a atração principal da festa, participando de brincadeiras, pintando o rosto, correndo no gramado e aproveitando as comidas típicas, principalmente o tradicional cachorro quente norueguês.

Na ocasião, o Embaixador Nils Martin discursou durante a cerimônia frisando a importância da data e o seu significado, reforçando o orgulho das paradas realizadas na Noruega, que em suas palavras “não se trata das forças militares, se trata do futuro da sociedade e das nossas crianças”. O Embaixador também concedeu uma entrevista exclusiva à Revista Embassy Brasília falando sobre os avanços da Noruega, as parcerias com o Brasil e as expectativas para o futuro de ambos países. Confira!

O Embaixador Nils Martin e sua esposa, a psicóloga Andrea Zenobio Gunneng
O Embaixador Nils Martin e sua esposa, a psicóloga Andrea Zenobio Gunneng

Tanto o Brasil quanto a Noruega são países marcantes e com características únicas. O Embaixador da Noruega reconhece essa qualidade. Nils Martin nasceu em 1962 e se formou em Ciências Sociais pela Universidade de Oslo, mesma cidade onde nasceu. O diplomata também possui um mestrado em Ciência Política pela mesma universidade e trabalhou nas embaixadas norueguesas em Rabat, no Marrocos e em Londres.

Nils Martin é casado com a psicóloga brasileira Andrea Zenobio Gunneng há 14 anos. Morando no Brasil desde agosto do ano passado, ele vinha ao Brasil com frequência, conhecendo as peculiaridades culturais e o modo brasileiro de ser. Sua mudança para Brasília não foi um choque cultural, mas a saudade da Noruega existe, portanto, o embaixador sabe qual legado pretende deixar a frente da embaixada. “Quero mostrar a todos as várias facetas da Noruega – não somos apenas bacalhau e petróleo. Quero que os brasileiros saibam sobre nossa rica cultura, nossa biodiversidade, engajamento com o desenvolvimento sustentável, e indústrias líderes e de excelência”.

Na visão do embaixador, a Noruega está em busca de se tornar referência mundial em pesquisa, inovação, negócios, e desenvolvimento sustentável. Possuidora de uma indústria petroleira forte, o governo norueguês vem nos últimos anos – em conjunto com a sociedade – investindo para tornar o país cada vez mais desenvolvido e produtivo. O Embaixador frisa essa iniciativa, afirmando que os setores que mais tem avançado são os de espaço oceânico, cidades inteligentes, saúde e bem-estar social, bioeconomia, turismo e energia.

IMG_6539Buscando atingir novos setores e melhorar os já existentes, a Noruega quer fortalecer a cooperação com o Brasil, segundo o embaixador. Especialmente relacionados aos temas: óleo e gás, tecnologias oceânicas, energias renováveis, aquicultura e tecnologias da informação e comunicação. A expectativa para os próximos três anos é de fortalecimento e da relação entre Brasil e Noruega. “Queremos mostrar os benefícios de ter empresas norueguesas no Brasil e estimular diálogos com a sociedade brasileira, compartilhando experiências de questões globais, como a igualdade de gênero, a transparência, e a sustentabilidade, de modo a inspirar mudanças nos países”, afirmou Martin.

Veja a seguir, na integra a entrevista com o Embaixador da Noruega, Nils Martin:

Nessa data especial, o que mais os noruegueses têm a comemorar?

Neste dia comemoramos a data de assinatura da Constituição, que ocorreu em Eidsvoll, em 1814. Para os noruegueses, este dia representa a liberdade, o progresso, a igualdade, e a solidariedade. No Dia Nacional não há desfiles militares, ao contrário, a população, e principalmente, as crianças, são quem desfilam. Podemos dizer que é o futuro do país que desfila, celebrando nosso presente e agradecendo o nosso passado.

Como o senhor poderia descrever resumidamente o seu país?

A primeira coisa que vem à mente são os belos fiordes, as montanhas altas e magníficas, e a quantidade extrema de neve que cobre o país durante o inverno. Mas é claro que podemos descrever a Noruega também pela maneira como os noruegueses pensam e agem. Somos uma população abençoada, mas também somos solidários, pertinazes, mas gentis, amantes da natureza, mas tambem urbanos, e buscamos oferecer oportunidades iguais para todos.

Os convidados da comemoração do Dia Nacional da Noruega ficaram muito animados com a festa
Os convidados da comemoração do Dia Nacional da Noruega ficaram muito animados com a festa

Em quais setores o país tem avançado, mais produtivo?

Espaço oceânico, Cidade inteligentes, Saúde e Bem-Estar social, Bioeconomia, Turismo, Energia.

Quais são os principais acordos, em vigor, entre o Brasil e a Noruega?

Temos vários acordos entre os dois países a nível federal, como também entre instituições, em diversas áreas, como educação, aquicultura, pesquisa, e óleo e gás. Obviamente o mais proeminente é o Fundo Amazônia, gerenciado pelo BNDES, cujo maior doador é a Noruega. O Fundo tem por finalidade captar doações para investimentos em ações de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento, e de promoção da conservação e do uso sustentável da Amazônia Legal.

Em que áreas a Noruega tem interesse no Brasil?

Óleo e gás, tecnologias oceânicas, energias renováveis, aquicultura, tecnologias da informação e comunicação.

Quais as maiores dificuldades hoje do país?

A Noruega está entre os países afetados pela atual crise da imigração e uma das dificuldades que temos é a integração dos imigrantes na sociedade norueguesa.  Na Noruega, há um debate em andamento sobre como podemos ser solidários ajudando imigrantes, mas, ao mesmo tempo, tendo em mente o melhor interesse da população norueguesa.

Há também a questão atual sobre como utilizar a energia fóssil e tornar o país mais sustentável. Sim, a Noruega já avançou nesse quesito, por exemplo, tornando mais barato e mais fácil para as pessoas possuírem carros elétricos do que carros a diesel ou a gasolina, mas ainda temos um longo caminho pela frente! Assim, buscamos alternativas de energias renováveis, uma vez que somos um país ainda dependente do petróleo.

Qual é a expectativa para os próximos três anos?

Buscarei fortalecer a relação e cooperação entre a Noruega e o Brasil, que não é de agora, e mostrar os benefícios de termos empresas norueguesas no país. Em diálogos com a sociedade brasileira, vamos compartilhar experiências de questões globais, como a igualdade de gênero, a transparência, e a sustentabilidade, de modo a inspirar mudanças nos países.

IMG_6470
Todos assistiram o discurso do embaixador, que frisou a força e visão do povo norueguês

Há empresas Norueguesas que querem investir no Brasil?

Sim, especialmente nas novas rodadas de Petróleo. O Brasil é um parceiro importante na América Latina e é o principal país a receber investimento norueguês após a UE e os EUA. A Noruega é o 5º maior investidor estrangeiro no Brasil.

Quais são os produtos que o Brasil importa da Noruega quais a Noruega importa do Brasil? Quanto, em média, por ano, movimenta-se com os negócios e comércio bilateral?

Atualmente, os brasileiros estão entre os maiores consumidores de bacalhau norueguês e os noruegueses estão entre os maiores bebedores de café brasileiro no mundo. Ao total, em 2017, o Brasil importou da Noruega produtos no montante de USD 488.328. Entre os mais importados, podemos citar: fertilizantes, peixes e frutos do mar, máquinas e aparelhos mecânicos, ferro e aço.

Já a Noruega importou do Brasil, em 2017, produtos que totalizaram USD 1.220.418. Os produtos mais importados foram compostos orgânicos ou inorgânicos de metais preciosos, produtos alimentícios diversos, sementes e grãos diversos, café e chás, legumes e frutas.

Como está o turismo no país? Quais os locais o senhor indicaria para quem quiser visitar o país?

O turismo da Noruega vem investindo no Brasil, juntamente com seus parceiros locais, há quatro anos e o trabalho desenvolvido nesse período já mostrou muitos resultados positivos. Em 2017, houve um aumento de 98% no número de pernoites de brasileiros no país e em 2018 também já tivemos um aumento de mais de 17% em janeiro e de 10% em fevereiro. O inverno teve um crescimento bastante expressivo, mostrando que os brasileiros estão cada vez mais interessados pelas experiências disponíveis na estação. Este ano, o turismo da Noruega conta com 16 parceiros investindo no mercado.

A Noruega possui cinco regiões, todas com incríveis atrações turísticas durante o ano inteiro. Uma região muito visitada pelos brasileiros é a belíssima região dos fiordes, que possui atrativos não só de verão, mas também de inverno. O Fiorde de Geiranger e o Fiorde de Nærøy estão na lista de Patrimônios da Humanidade da UNESCO. Outros que também se destacam são Fiorde de Lyse, Fiorde de Nord , Fiorde de Sogn e Fiorde de Hardanger.

Outra região bastante conhecida no mercado é a região norte, onde acontecem os incríveis fenômenos da aurora boreal (durante o inverno) e do sol da meia-noite (durante o verão). É também nessa região que se encontra a vida selvagem nórdica mais extrema.

A região leste, onde se encontra a capital Oslo, também merece uma visita. Chegar por Oslo é a maneira mais fácil de começar a viagem. A capital é a maior cidade do país e surpreende os visitantes com a arquitetura arrojada e grande quantidade de atrações culturais e turísticas.

A região sul, que possui o clima mais ameno de todo o país, também merece destaque. A parte mais meridional da Noruega é o destino número um de verão entre os noruegueses há décadas, mas permaneceu um tesouro desconhecido por visitantes estrangeiros por muito tempo. A região é ideal para caminhadas nas montanhas, esqui, pesca, visitas a museus e eventos.

Por fim, temos Trondelag, que é a estreita área central da Noruega. Uma região rica em história e patrimônios culturais, rios cheios de salmão e povo receptivo. Uma das cidades mais visitadas da região é Trondheim, conhecida por sediar festivais culturais ao longo do ano.

Qual o maior legado que o senhor pretende deixar a frente da embaixada?

Quero mostrar a todos as várias facetas da Noruega – não somos apenas bacalhau e petróleo. Quero que os brasileiros saibam sobre nossa rica cultura, nossa biodiversidade, nosso engajamento com o desenvolvimento sustentável, e nossas indústrias líderes e de excelência. Que após meus 04 anos aqui, os brasileiros olhem para a Noruega como uma referência mundial em pesquisa, inovação, negócios, e desenvolvimento sustentável.

As brincadeiras das crianças foram a atração principal da festa
As brincadeiras das crianças foram a atração principal da festa

Sobre o Embaixador:

Desde quando o Sr. está em Brasília? Como se sente nesta Capital?

Cheguei em agosto de 2017. Sou casado com uma brasileira há 14 anos, assim, já vinha ao Brasil com frequência e conhecia algumas cidades, as peculiaridades culturais e o modo brasileiro de ser. A mudança não foi um choque cultural, me sinto em casa aqui, mas claro sinto falta da neve, de esquiar, e da minha cabana no meio do nada.

O que há de comum entre o Brasil e a Noruega?

No fundo, acredito termos mais semelhanças do que diferenças – ambos amam café, bacalhau, e a boa vida – pé descalço, uma cerveja na mão, boa música e companhia! Mas além disso, somos perseverantes, acreditamos em um futuro melhor, e lutamos pelos nossos ideais.

Conhece a música e os filmes brasileiros? Quais os cantores e filmes daqui preferidos?

Gosto dos clássicos – um excelente filme brasileiro é Cidade de Deus, e de música curto MPB, Choro, Samba.  Chico Buarque é um dos favoritos, mas há muitos outros. Entre os mais obscuros, gosto de todo o movimento “Morro de piolhos”, não apenas Milton Nascimento, mas também 14 Bis, Beto Guedes, e o resto.

Que livros e autores são os seus preferidos?

Eu amo ficção científica. Acho ótimo porque te obriga a olhar para o futuro – seja ele bom ou ruim – e porque os melhores autores realmente são capazes de prever o que está por vir. Tomo como exemplo William Gibson, que escreve sobre nossa dependência e vulnerabilidade de dados em “Neuromancer”.

Quais são os grandes nomes artísticos da Noruega – cantores, cineastas, escritores?

Da literatura e dramaturgia temos Henrik Ibsen e Sigrid Undset; do cinema podemos citar Erik Skjoldbjærg, Bent Hamer, Liv Ullmann; músicos, não podemos deixar de citar Edvard Grieg, e entre os mais atuais, Aurora, Kygo, e A-há; e grandes pintores temos Edvard Munch e Nikolai Astrup.

   IMG_6430           IMG_6487 - Copia

   IMG_6606          IMG_6627

   IMG_6594          IMG_6568

     IMG_6492 - Copia                 IMG_6443

Tags: BrasilEmbaixador NoruegaEmbassy BrasíliaEntrevistaFestaNoruega
Notícia Anterior

Embaixada de El Salvador, Embrapa e IICA Brasil debatem agronegócio

Próxima Notícia

Proposta para permitir eutanásia não é aprovada em Portugal

Notícias Relacionadas

Eventos

Forças armadas tailandesa comemoram seu dia

1 de maio de 2026
Eventos

Embaixador discursa sobre relação Geórgia-Brasil

1 de maio de 2026
Eventos

Dia do Azerbaijão é celebrado em Brasília

27 de abril de 2026
Próxima Notícia

Proposta para permitir eutanásia não é aprovada em Portugal

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Cooperação Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia São Paulo Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
Embaixador do Irã defende o fortalecimento das rel Embaixador do Irã defende o fortalecimento das relações com o Brasil -

O fluxo comercial entre Brasil e o Irã apresenta oscilações, com saldo comercial favorável, de maneira consistente, ao Brasil. Apesar de persistirem entraves, o Irã é expressivo mercado — um dos maiores do Oriente Médio — para as exportações brasileiras.

O embaixador do Irã no Brasil, Abdollah Nekounam Ghadiri, defendeu o fortalecimento das relações com o Brasil em reunião, nesta quarta-feira, 6, com o presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP). O deputado Claudio Cajado (PP-BA), também participou do encontro.

De acordo com Ghadiri, “temos um relacionamento de mais de 120 anos e que nunca foi afetado pelas mudanças de governos, no Brasil ou no Irã. São relações sólidas que se baseiam no interesse comum, principalmente no comércio”, afirmou...

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info 

#AbdollahNekounamGhadiri #ClaudioCajado #COMISSÃO #CREDN #Diplomacia #Embaixador #Exportação #Irã #LuizPhilippe #relações
Brasília: arte e história além da política - Em Brasília: arte e história além da política -

Em meio às discussões e debates da República, a capital do Brasil guarda obras de arte e uma arquitetura que lhe conferiram o título de patrimônio mundial da Unesco.

A Praça dos Três Poderes, com o Palácio do Planalto, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso Nacional, ocupa o cotidiano dos brasileiros no noticiário e nas decisões que influenciam a vida da população. Mas são esses endereços também obra de arte e de arquitetura de uma cidade que respira história, cultura e oferece lazer mesmo em meio a tantas negociações políticas.

Construir uma capital no Centro-Oeste brasileiro foi uma insistência do presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira (1956-1960), que encomendou o projeto ao arquiteto Oscar Niemeyer (1907-2012). Ele, porém, recomendou que o plano urbanístico fosse feito por outro profissional e se ocupou, ent�...

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info 

#Arte #AthosBulcão #Brasília #capital #Ceschiatti #LúcioCosta #Memorial #obras #OscarNiemeyer #Palácio #patrimônio #Planalto #política #RobertoBurleMarx #Unesco
Bahrein destina áreas para produção agrícola no Br Bahrein destina áreas para produção agrícola no Brasil -

Ministério dos Assuntos Municipais e Agricultura do Bahrein alocou 12 lotes para agricultores de Buri (SP) como parte de estratégia para aumentar segurança alimentar do país.

O Ministério dos Assuntos Municipais e Agricultura do Bahrein assinou acordos para destinação de 12 lotes agrícolas a agricultores em Buri, estado de São Paulo.  No total foram concedidos 82 mil metros quadrados, cerca de 8,2 hectares, como parte dos esforços para aumentar a segurança alimentar e apoiar agricultores no país, segundo notícia da agência estatal Bahrain News Agency (BNA).

A ação se insere em uma estratégia maior que tem como fim também expandir a capacidade agrícola sustentável, aumentar a produção local e melhorar a eficiência no setor no Bahrein. Recentemente o Ministério dos Assuntos Municipais e Agricultura alocou outros seis lotes, em um tot...

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info 

#Agricultura #Bahrein #Buri #ministério #Produção
Brasileiros no exterior: Governo reduz pela metade Brasileiros no exterior: Governo reduz pela metade taxa de passaporte -

A medida foi divulgada nesta terça-feira (05), em comunicado do Itamaraty

A partir de 1º de junho de 2026, brasileiros que vivem no exterior terão acesso a passaportes com custo reduzido em 50 por cento. A medida, publicada pela Portaria MRE nº 664/2026, equipara as taxas consulares aos valores cobrados no Brasil.

O governo destacou que a iniciativa beneficia especialmente famílias binacionais e crianças nascidas fora do Brasil, facilitando a regularização de documentos essenciais ao exercício dos direitos dos cidadãos brasileiros no mundo.

A redução também pretende aproximar o preço da emissão no exterior aos valores cobrados em território nacional. Hoje, o custo da obtenção de um passaporte no Brasil varia de R$ 257,25 a R$ 514,50.

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info
Brasil e Reino Unido avançam na cooperação em mine Brasil e Reino Unido avançam na cooperação em minerais críticos -

Evento realizado na sede da ApexBrasil reuniu especialistas, diplomatas e representantes dos dois governos para debater parcerias estratégicas no setor. Representando a Embaixada do Reino Unido, participou a ministra conselheira Sarah Clegg

O Brasil tem ampliado sua atuação no debate global sobre minerais críticos, insumos essenciais para a transição energética e o desenvolvimento de novas tecnologias. Nesse contexto, o país avança na construção de uma política nacional para o setor e busca fortalecer parcerias internacionais.

Foi com esse objetivo que a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) sediou, no dia 29 de abril, a Mesa Redonda de Especialistas em Minerais Críticos Reino Unido–Brasil, encontro de alto nível que reuniu representantes de governos, setor produtivo, instituições finance...

🔗 Link Completo da Matéria:

https://embassynews.info/brasil-e-reino-unido-avancam-na-cooperacao-em-minerais-criticos/

#Apex #Brasil #Cooperação #críticos #exportações #LaudemirMuller #minerais #reinounido #SarahClegg
Bahia se posiciona como parceira estratégica da UE Bahia se posiciona como parceira estratégica da UE na indústria sustentável e transição energética -

Estado vem se consolidando como um parceiro estratégico da União Europeia no avanço da indústria sustentável, da transição energética e da inovação tecnológica, em um momento de fortalecimento das relações bilaterais após a entrada em vigor provisória do acordo entre o Mercosul e o bloco europeu, em 1º de maio.

Entre os dias 4 e 6 de maio, o estado recebeu uma delegação de adidos comerciais europeus no âmbito do programa “Conhecendo a Indústria”, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). A iniciativa tem como objetivo apresentar o potencial produtivo e tecnológico brasileiro, além de ampliar a cooperação econômica e atrair investimentos estrangeiros.

Um dos principais pontos da agenda foi a visita ao SENAI Cimatec, em Salvador, considerado um dos mais avançados centros de inovação industrial...

🔗 Link Completo da Matéria:

https://embassynews.info/bahia-se-posiciona-como-parceira-estrategica-da-ue-na-industria-sustentavel-e-transicao-energetica/

#Bahia #delegação #energia #Europeia #Indústria #MERCOSUL #UE #União
Seguir no Instagram
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In