Embaixador Rostyslav Tronenko inaugurou a exposição Ucrânia 1932-1933: Genocídio pela Fome.
A mostra foi aberta no dia a 9 de maio, no Senado Federal. A informação colocada em 15 painéis descreve o extermínio por fome, programado pelo regime soviético stalinista, conta o contexto histórico e as consequências de política deliberada, que matou mais de 7 milhões de ucranianos.
O Embaixador afirmou que o extermínio de pessoas inocentes só foi possível devido à política de terror do regime soviético. Ele também apontouo tamanho de repressão como resultado de pouca divulgação da tragédia no mundo.
A mostra no Senado é uma iniciativa do Embaixador da Ucrânia no Brasil e Senador Alvaro Dias. No seu discurso o Embaixador destaco também a postura do Senador, que no ano 2008 visitou à Ucrânia como representante do Congresso Nacional para participar nas solenidades que marcaram os 75 anos do Holodomor.
O objetivo da exposição, preparada pela Embaixada da Ucrânia no Brasil junto com Instituto Ucraniano de Memoria Nacional, é relembrar a tragédia do Holodomor e também levar mais informações sobre o acontecimento à sociedade brasileira. O Embaixador da Ucrânia expressou sua expectativa que o Congresso Nacional reconheça o Holodomor como Genocídio do Povo Ucraniano.
Seu apoio para esta causa expressaram o Senador José Medeiros (Pode-MT) e Presidente do Grupo parlamentar «Brasil-Ucrania» Deputado Federal Claudio Cajado (PP-BA), presentes na inauguração. A importância deste evento para que esse tragedia sempre seja lembrada destacaram os Embaixadores de Alemanha e de Geórgia, Encarregado de negócios de Japão, diplomatas de Azerbaijão, Cuba, Irã, Países Baixos, Peru e Suíça.
A comunidade ucraniana que conta com mais de 1 milhão de descendentes espalhados por todo o Brasil, foi representada pelo Consul Honorário da Ucrânia em Sao Paolo, Vice-Presidente da Representação Central Ucraíno-Brasileira Jorge Rybka.A mostra no Senado Galeria, pela qual diariamente transitam como mínimo 6 mil pessoas, fica aberta à visitação do público até 18 de maio.