Água é tema da celebração organizada pela sede diplomática aqui é Brasília
Susan Faria
Foto: Eliane Loin
O Rei Guilherme Alexandre dos Países Baixos completou 51 anos de idade em 27 de abril. O aniversário teve muitas comemorações, sendo feriado no país. Aqui na capital, a festa foi antecipada para o dia (26), na casa do embaixador Hans Peters, que aproveitou a oportunidade para enfatizar a importância da água no planeta e citar versos de músicas brasileiras que exaltam esse recurso natural. “A água é para a Holanda o que a areia é para o deserto”, disse.
“Água de beber”, de Tom Jobim, foi a primeira música brasileira que o embaixador ouviu, quando era bem jovem. “Jobim era o pai da simplicidade. Conseguiu transformar as coisas mais banais em letras magistrais, tão simples como esta”, afirmou o diplomata. Han Peters ressaltou que “a água é como se fosse o sangue da Natureza” e que esse era o tema da celebração. Ele lembrou “Águas de março”, ressaltando que no Brasil são as águas de março fecharam o verão. “Na Holanda, essas águas de março fecham o inverno e prometem o novo começo da primavera”, explicou.
O embaixador citou também músicas de Gilberto Gil e Guilherme Arantes, que cantam a beleza das águas. Antes do discurso, a cantora Lidia Satier cantou os hinos nacionais do Brasil e da Holanda, acompanhada do violonista Kairo Vitor.
Durante o evento, o grupo Caixa Cênica apresentou uma performance na pista de dança e entre os convidados. Foram servidos vinhos, chopp, queijos holandeses e petiscos da Carne do Holandês.
O Dia do Rei é o mais importante feriado nacional nos Países Baixos, nas Antilhas Neerlandesas e em Aruba. É comemorado no 27 de abril, o aniversário do monarca, o rei Guilherme Alexandre. A população sai de laranja, cor oficial do país, pra fazer uma grande festa popular, especialmente em Amsterdam.
Edição: Liz Lôbo