Liz Lôbo
Fotos: Eliane Loin
A embaixatriz Jong Ran Park e servidores da sede diplomática da Coréia do Sul em Brasília fizeram, no dia 10 de abril, uma visita à Creche da Tia Tatá. A entidade foi indicada pelo Grupo de Ajuda Juliana Amaral para participar da ação social que a embaixada sul- coreana faz anualmente. Foram doados diversos tipos de alimentos para as 75 crianças de 01 a 08 anos atendidas no local. “Estou muito feliz por estar aqui com vocês e poder ajudar”, disse Park, que estará retornando ao país em maio.
A embaixatriz e seus colaboradores serviram um lanche, distribuíram doces, balões, brincaram com os meninos e pintaram o rosto deles. As crianças também foram atendidas por um médico pediatra e um dentista voluntários que fizeram uma avaliação geral da saúde de cada uma delas.
Acreche beneficiada fica no final da Vila Estrutural, próximo ao antigo lixão. A responsável, Maria da Conceição Ferreira ou tia Tatá, há quatro anos mantém a entidade que funciona na própria casa dela. Ela conta com as doações voluntárias para prestar o atendimento às crianças, mas nenhuma colaboração fixa.
“Às vezes, quando a coisa aperta, saio distribuindo um panfleto que conta a minha história, pedindo ajuda para as pessoas”, afirma Tatá. Ela foi curada de um câncer e agora cumpre uma promessa a Deus de cuidas de crianças necessitadas. “Dou preferência a filhos de mães solteiras, prostitutas, pais desempregados”, relata.
A creche possui quatro colaboradoras; uma professora, uma cozinheira e duas monitoras. As doações de alimentos, brinquedos, roupas e sapatos são sempre bem-vindas.
“Deus provê. Às vezes, nem durmo à noite pensando no que eu vou dar para essas crianças comerem no dia seguinte, como vou pagar as pessoas. Aí aparece alguém disposta a ajudar”, conta Tatá. Quem quiser fazer uma doação deve ligar para o telefone da Tia Tatá, 996483772 ou da Carol, 99967-9587.