A transferência de tecnologia no quadro da construção das centrais é um dos assuntos que está sendo discutido com os EUA. O Governo da Arábia Saudita aprovou nesta terça-feira (13) um programa de desenvolvimento de energia nuclear e se apressa a atribuir os primeiros contratos para a construção de centrais nucleares civis, anunciou a agência oficial SPA.
Este programa especifica que as atividades nucleares sauditas tenham um objetivo civil (não militar) e preveem medidas de segurança reforçadas, que acrescem às de boas práticas na gestão de material nuclear.Nos próximos 20 anos, a Arábia Saudita prevê construir 16 reatores nucleares, com um custo total de cerca de 65 bilhões de dólares (210 bilhões de reais), segundo responsáveis e analistas.A Arábia Saudita é o primeiro exportador mundial de petróleo, porém decidiu desenvolver um programa de energia nuclear para não ficar dependente da substância.
A adoção de um programa nuclear foi anunciada alguns dias antes da visita do príncipe Mohammed ben Salmane aos Estados Unidos, a partir da próxima segunda-feira, em que um acordo de cooperação com Washington sobre o programa nuclear civil seja abordado.A transferência de tecnologia no quadro da construção das centrais é um dos assuntos que está sendo discutido com os Estados Unidos.Uma empresa norte-americana, Westinghouse, sociedades russas, chinesas e sul-coreanas estão igualmente na mira de contratos com a Arábia Saudita. Com informações da Lusa.