Embaixador Michel Miraillet faz lançamento do oficial do maior evento da cozinha da frança que vai reunir três mil restaurantes, em 150 países, nos cinco continentes
Pelo 4° ano consecutivo, o Goût ou Good de France (em inglês) irá celebrar a gastronomia francesa mundo afora, no próximo dia 21 de março. Nessa edição será feita homenagem à região de Nouvelle Aquitaine, centro de excelência dos vinhos franceses, sobretudo o Bordeaux, e à Paul Bocuse, um dos criadores da “nouvelle cuisine”, movimento que revolucionou a cozinha mundial, falecido em janeiro desse ano. Em Brasília, o embaixador Miraillet reuniu, no dia 07, na residência da França, os 24 chefs participantes da edição 2018 do Good France e muitos convidados.
“O objetivo dessa iniciativa é o de promover a gastronomia francesa no que ela tem de universal: a transmissão de conhecimentos práticos, a valorização dos produtos locais, a harmonização dos vinhos e dos sabores e, de forma ampla, a arte de viver que lhe é inerente”, discursou Miraillet. Segundo o diplomata, “o Brasil é um parceiro fiel”, estando sempre entre os primeiros países em termo de participação que é cada vez mais marcante. Nesta edição, serão 65 restaurantes.
Brasília contará com 24 chefs na cidade, oferecendo o menu Goût de France ao público da capital federal amante da culinária e dos vinhos franceses. Um comitê de seleção internacional, com o apoio da rede de embaixadas francesas, valida a lista de participantes assegurando a qualidade e a coerência dos menus. “É graças a esses chefs brasileiros e franceses que, no Brasil, teremos a oportunidade de experimentar esses prazeres, tão preciosos para a França”, afirmou o embaixador.
Os cerca de 300 convidados puderam degustar um pouco dos cardápios que serão oferecidos no Goût de France 201 em quatro bufês temáticos: fruto do mar, foie grãs, frutos do mar, queijos e chocolates. ”A descoberta de um prato novo faz mais felicidade do gênero humano do que a descoberta e de uma estrela”, disse o embaixador lembrando a frase do gastrônomo Jean Anthelme Brillat Savarin.
Classificada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco, em 2010, por “estar diretamente ligada a uma prática social destinada a celebrar os momentos mais importantes da vida dos indivíduos e dos grupos”, a gastronomia francesa tornou-se um dos pilares da atratividade turística do país, participando ativamente de sua influência cultural. Organizado pelo Ministério francês da Europa e dos Assuntos Exteriores e pelo chef internacional Alain Ducasse, o Goût de France foi inspirado na iniciava de Auguste Escoffier, que, em 1912, lançou os “Jantares de Epicuro”, evento durante o qual um mesmo menu era servido no mesmo dia, em diversos países e para um grande número de pessoas.
Veja os restaurantes participantes em todo o Brasil e o menu de cada um no site: www.goodfrance.com