Anualmente, em 27 de janeiro, seguindo decisão adotada pela Assembleia Geral da ONU, o Brasil use-se às celebrações em todo o mundo da memória das vítimas do Holocausto. A data marca a libertação do campo de extermínio de Auschwitz pelas tropas do Exército Vermelho em 1945.
Em visita oficial a Israel, o ministro Aloysio Nunes participou, ontem (27/2), de cerimônia de oferenda floral em honra dos brasileiros Aracy Carvalho Guimarães Rosa e Luiz Martins de Souza Dantas, cujos nomes constam do memorial do Jardim dos Justos entre as Nações dentre aqueles que trabalharam em condições adversas e com alto risco pessoal para salvar vidas. Ao recordar a memória dos milhões de vítimas inocentes da barbárie nazista e a atuação heroica de Aracy e Souza Dantas, o governo brasileiro reafirma seu inabalável compromisso com os direitos humanos e com a eliminação de todas as formas de racismo e de discriminação.
Que a recordação do sacrifício de tantas famílias continue presente em nossas mentes e corações, em especial no momento em que manifestações de intolerância se repetem com preocupante regularidade em várias partes do mundo. É fundamental educar as novas gerações para que se evite a repetição das condições que levaram ao Holocausto e para que os princípios de respeito à dignidade humana e de convivência pacífica entre os povos sejam uma realidade para todos.