• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
sexta-feira, 27 março , 2026
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Brasil

Embraer, Saab e a Força Aérea Brasileira apresentam primeiro caça Gripen produzido no Brasil

por Embassy News
26 de março de 2026
em Brasil
Tempo de Leitura: 3 mins
A A

Marco representa um avanço significativo e coloca o país entre o seleto grupo de nações capazes de produzir aeronaves de caça avançadas

A Embraer, a Saab e a Força Aérea Brasileira (FAB) apresentaram oficialmente nesta quarta-feira (25) o primeiro caça supersônico produzido no Brasil, o F-39E Gripen, em cerimônia realizada no complexo industrial da Embraer, em Gavião Peixoto (SP). Esse marco insere o Brasil em um seleto grupo de nações com capacidade de desenvolver e produzir aeronaves de combate de alta complexidade, em um feito inédito na América Latina.

Entre as autoridades brasileiras presentes estiveram o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; a Embaixadora da Suécia no Brasil, Karin Wallensteen; o Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho; o Comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno; além de executivos das empresas envolvidas no programa, incluindo Francisco Gomes Neto, Presidente e CEO da Embraer, Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança, e Micael Johansson, Presidente e CEO da Saab.

“Sentimos grande orgulho em apoiar a Força Aérea Brasileira neste projeto e em desenvolver, no Brasil, a capacidade de produzir uma aeronave de caça supersônica de alta tecnologia, plenamente apta a cumprir missões de superioridade aérea e a contribuir para a defesa da soberania do nosso território. A apresentação do primeiro Gripen produzido no Brasil representa mais um marco relevante na colaboração estratégica entre Brasil e Suécia. Temos plena confiança de que essa parceria gera valor para ambos os países e possui grande potencial para abrir novas oportunidades de negócios”, afirma Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.

“A entrega do primeiro Gripen produzido no Brasil representa muito mais do que a conclusão de uma aeronave; simboliza a força de uma parceria construída sobre confiança, visão de longo prazo e verdadeira cooperação. Estamos extremamente orgulhosos do que alcançamos lado a lado com nossos parceiros brasileiros. A Saab permanece totalmente comprometida em ampliar e aprofundar sua presença no Brasil, fortalecendo o país industrial e tecnologicamente, além de consolidá‑lo como um polo exportador para o mundo”, afirmou Micael Johansson, Presidente e CEO da Saab.

A planta industrial da Embraer em Gavião Peixoto produz os caças Gripen E utilizando uma cadeia de suprimentos brasileira e internacional, incluindo aerostruturas fabricadas na unidade da Saab em São Bernardo do Campo. Outros 14 caças previstos no contrato atual com a Força Aérea Brasileira seguirão esse mesmo modelo de produção.

Antes da entrega final ao cliente, a aeronave passará por testes funcionais e voos de ensaio. Concluída essa etapa, o caça se juntará às outras dez unidades já entregues ao Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), na Base Aérea de Anápolis.

O Gripen é o mais avançado vetor de defesa aérea do Brasil, projetado para atuar em diversos tipos de missões, como defesa aérea, reconhecimento e ataque. O caça integra aviônicos modernos, sensores, armamentos e sistemas de missão para maximizar o desempenho em ambientes complexos. Sua arquitetura centrada em rede e suas capacidades de fusão de sensores permitem o compartilhamento de informações em toda a formação tática, apoiando decisões coordenadas e aprimorando a consciência situacional e a resposta a ameaças.

Com as capacidades industriais estabelecidas no país, a linha de produção do Gripen na Embraer está preparada para atender clientes atuais e futuros do programa em todo o mundo.

Fonte: Embraer

Tags: AéreacaçaEmbraerFABForçaGripenjatoJosé Múcio Monteiro FilhoKarin WallensteenLuiz Inácio Lula da SilvaMarcelo KanitzSaab
Notícia Anterior

Embaixada da Alemanha promove a 4ª edição do #NextGenerationDecarbonization

Notícias Relacionadas

Brasil

Brasil celebra o Dia Nacional da Comunidade Árabe

25 de março de 2026
Brasil

Embaixador prestigia 150º Aniversário da Imigração Italiana no RS

25 de março de 2026
Brasil

Belarus busca parceria com o Brasil na área de tecnologia

20 de março de 2026
Please login to join discussion

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Cooperação Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia São Paulo Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In