entre o país e o Camboja
Kundhinee Aksornwong visitou o Itamaraty para apresentar a posição do governo tailandês em relação às recentes ocorrências na fronteira entre os dois países
A Embaixadora da Tailândia no Brasil, Kundhinee Aksornwong, reuniu-se, no dia 19 de dezembro, com o Diretor do Departamento da Índia, Sul e Sudeste Asiático, no Ministério das Relações Exteriores do Brasil, embaixador Everton Lucero, para apresentar informações sobre os últimos acontecimentos na fronteira entre Tailândia e Camboja.
A Embaixadora Kundhinee enfatizou que a Tailândia sempre foi uma nação amante da paz e defendeu os princípios das boas relações de vizinhança.” Este conflito nunca foi do interesse da Tailândia, e a Tailândia não o iniciou. Além disso, a Tailândia cumpriu integralmente o direito internacional, os princípios humanitários internacionais e a verdade, a fim de proteger sua soberania e integridade territorial, bem como garantir a segurança de seu povo. Isso contraria as ações relacionadas a provocações, incluindo a disseminação de notícias falsas e informações distorcidas à comunidade internacional”, relatou
Além disso, a diplomata também enfatizou o compromisso da Tailândia em promover a paz e a segurança dos povos tanto na região da ASEAN quanto em todo o mundo, o que se refletiu na Conferência Internacional sobre a Parceria Global contra Golpes Online, recentemente co-organizada pela Tailândia e pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), nos dias 17 e 18 de dezembro de 2025, em Bangkok. A embaixadora também agradeceu a participação do Brasil na referida conferência.
Nesse sentido, o Diretor Lucero agradeceu à Embaixadora Kundhinee pelas informações muito úteis. Ele também destacou a posição neutra do Brasil, que apoia o diálogo e a resolução pacífica de disputas para a paz e a prosperidade entre os dois países e a região da ASEAN, considerada uma região com significativo potencial para o Brasil.
Fonte: Embaixada da Tailândia





