• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
terça-feira, 12 maio , 2026
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Eventos

Catar em festa: País comemora o Dia Nacional nesta quinta-feira (18)

por Embassy News
18 de dezembro de 2025
em Eventos
Tempo de Leitura: 3 mins
A A

Em Brasília, a celebração foi antecipada sob a condução do embaixador Ahmed Alshebani

A Embaixada do do Catar no Brasil promoveu, no dia 10, no Setor de Clubes Sul, a comemoração do Dia Nacional com homenagens a autoridades brasileiras. O embaixador Ahmed bin Mohammed Alshebani reforçou a crescente aproximação entre os dois países e enfatizou os 60 anos de relações sólidas. Em seu discurso, o diplomata afirmou que “o país consolidou uma visão de desenvolvimento pautada pela inovação, sustentabilidade e busca contínua por prosperidade”. O evento reuniu autoridades brasileiras, diplomatas e empresários, sendo marcado por homenagens aos ministros Celso Sabino e Ricardo Lewandowski, além do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Herman Benjamin.

O Ministro do Turismo Celso Sabino, um dos homenageados, ressaltou a importância do relacionamento bilateral e citou o memorando de entendimento entre o Ministério do Turismo e a Autoridade Nacional de Turismo do Catar, que está em fase final para ser assinado, reforçando o compromisso dos países com a ampliação da cooperação no setor. “O Brasil, com sua riqueza cultural, sua biodiversidade, seus destinos únicos e seu povo acolhedor, vê no Catar um aliado importante para ampliar sua presença no cenário internacional do turismo. E o Catar, com sua infraestrutura de excelência, sua força econômica e sua visão global, é um parceiro fundamental nessa caminhada”, destacou o ministro.

Unificação

 O Dia Nacional do Catar celebra a unificação do país em 1878, quando Sheikh Jassim bin Mohammad bin Thani assumiu a liderança e estabeleceu as bases do Estado moderno. A data, considerada um dos marcos mais importantes da história catari, valoriza a identidade nacional, a solidariedade e o orgulho pelo legado do país. O Embaixador Ahmed Al-Shaibani ressaltou que o Dia Nacional “representa orgulho, unidade e reconhecimento dos valores fundadores que deram origem ao Catar moderno”. O diplomata lembrou ainda que, sob a liderança do emir Sheikh Tamim bin Hamad Al Thani, o país teve seu foco voltado para o desenvolvimento em todos os setores.

Relação bilateral

Al-Shaibani enfatizou que, nos últimos anos, as relações entre Catar e Brasil têm avançado de forma consistente, com um diálogo político sólido, expansão do comércio, aumento dos investimentos e cooperação em setores como energia, agricultura, segurança alimentar, aviação civil, esportes e cultura. Ele também destacou o papel do Catar como parceiro do Brasil em iniciativas internacionais voltadas ao combate à fome, a exemplo da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, cuja primeira reunião de líderes ocorreu em Doha, em novembro de 2025.

O Embaixador afirmou que a cooperação entre os dois países tornou-se um modelo de parceria baseada em interesses comuns e em uma visão compartilhada de desenvolvimento sustentável. Reforçou ainda o compromisso da Embaixada em ampliar horizontes, aproximar os setores público e privado e fortalecer o intercâmbio cultural e científico, contribuindo para aproximar ainda mais os povos de Brasil e Catar.

Itamaraty

Representando o governo brasileiro, o secretário de África e Oriente Médio do Ministério das Relações Exteriores, Embaixador Carlos Sérgio Sobral Duarte, destacou que Brasil e Catar mantêm mais de seis décadas de relações diplomáticas marcadas por cooperação e respeito. Ele lembrou que o diálogo político entre os dois países se intensificou nos últimos anos, impulsionado por visitas de alto nível e iniciativas conjuntas nas áreas educacional, social e institucional.

Duarte citou ainda os avanços significativos no comércio bilateral desde 2008 e ressaltou o papel estratégico do Catar como importante fornecedor de fertilizantes ao Brasil. Observou também que os investimentos catarianos têm ganhado força em setores como aviação, energia, bancos, petróleo, gás e agronegócio. No âmbito regional, destacou a convergência entre os dois países em temas diplomáticos, como o apoio à solução de dois Estados para o conflito entre israelenses e palestinos, além do reconhecimento do Catar como mediador relevante em crises humanitárias e políticas no Oriente Médio.

Tags: Ahmed AlshebaniAhmed bin Mohammed AlshebanicatarCelso SabinoDiaHerman BenjaminNacionalRicardo Lewandowski
Notícia Anterior

Itamaraty otimista com assinatura do acordo Mercosul-EU

Próxima Notícia

Vietnã e Brasil reforçam cooperação na agricultura inteligente.

Notícias Relacionadas

Reunião na Embaixada do Marrocos: encontro para avaliar atividades de 2025 e discutir iniciativas para este ano
Eventos

Embaixadores e Câmara Árabe discutem projetos

8 de maio de 2026
Eventos

Embaixador da Belarus destaca papel histórico e contemporâneo das mulheres bielorrussas

8 de maio de 2026
Eventos

Forças armadas tailandesa comemoram seu dia

1 de maio de 2026
Próxima Notícia

Vietnã e Brasil reforçam cooperação na agricultura inteligente.

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Cooperação Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia São Paulo Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
Comemorado o Dia da Língua Portuguesa - Embaixad Comemorado o Dia da Língua Portuguesa -

Embaixada de Portugal promove palestra reflexiva sobre o tema

Para celebra o Dia Mundial da Língua Portuguesa, a embaixada de Portugal em Brasília sediou, no dia 6 de maio palestra “História da Língua Portuguesa através de 10 Palavras”, conduzida pelo linguista e radialista português Marco Neves”. O evento foi no auditório Agostinho da Silva e teve um público numeroso.

Ao longo do encontro, o palestrante apresentou uma reflexão envolvente sobre as aproximações e diferenças no uso da língua portuguesa no Brasil e em Portugal, abordando também os desafios e perspectivas para o futuro de uma língua que une milhões de falantes em todo o mundo.

A conversa contou ainda com a moderação de Marcus Lunguinho, proporcionando um debate rico e participativo com o público presente.
Tailândia faz atendimento consular em São Paulo - Tailândia faz atendimento consular em São Paulo -

Embaixadora Kundhinee Aksornwong acompanhou o trabalho da equipe, com o apoio do ITTC

Entre os dias 6 e 10 de maio de 2026, a embaixada da Tailândia, em Brasília, realizou um serviço consular itinerante em São Paulo para prestar serviços consulares aos cidadãos tailandeses residentes em São Paulo e cidades próximas. Os serviços incluíram registro civil (registro de nascimento), solicitação de passaporte, legalização de documentos e consultas consulares.

Na ocasião, a embaixadora da Tailândia no Brasil, Kundhinee Aksornwong, reuniu-se com membros da comunidade tailandesa e entregou uma doação no valor de R$ 3.560,94 à Cátia Kim, representante do Instituto Terra, Trabalho e Cidadania (ITTC), uma organização não governamental brasileira de direitos humanos que atua nas áreas de justiça de gênero, direitos dos migrantes, reforma da ju...

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info 

#atendimento #consulado #Embaixada #Instituto #ITTC #KundhineeAksornwong #SãoPaulo #Tailândia
Embaixadores da ASEAN preparam comemoração do dia Embaixadores da ASEAN preparam comemoração do dia da entidade -

Diplomatas planejam a festa e discutem a possibilidade de viagens de estudo pelo Brasil para ampliar a cooperação entre as nações

Chefes de embaixadas da ASEAN-Comitê Brasileiro se reuniram hoje, 11 de maio, na sede da embaixada da Indonésia, trocaram opiniões sobre o seguimento e acordo sobre as questões discutidas durante a reunião da primeira reunião do grupo este ano. O encontro foi promovido pelo presidente rotativo do Comitê ASEAN-Brasil, o Embaixador da Indonésia Andhika Chrisnayudhanto.

O chefe de missão indonésio deu seguimento e chegou a um acordo sobre assuntos discutidos na Reunião do Comitê ASEAN-Brasileiro; viagem de estudo a outros estados para fortalecer a amizade e a cooperação entre o país anfitrião Brasil e os países da ASEAN. Discutimos pontos de vista sobre seleção e verificação e a celebração do Dia...

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info 

#AndhikaChrisnayudhanto #ASEAN #Asiáticos #comitê #diplomatas #Indonésia
Ministro Mauro Vieira mantem encontro com presiden Ministro Mauro Vieira mantem encontro com presidente cazaque -

Dirigente da pasta das Relações Exteriores é recebido pelo Presidente do Cazaquistão Kassym-Jomart Tokayev que declarou ser o Brasil um dos principais parceiros do país asiático na América Latina.

“Sua visita ao Cazaquistão foi organizada em um momento muito oportuno. Estou confiante de que ela dará um novo impulso ao fortalecimento das relações bilaterais. A cooperação multifacetada entre nossos países vem se desenvolvendo de forma consistente”, afirmou Tokayev à Mauro Vieira. Segundo o presidente cazaque, o fato de o ministro ter ido acompanhado de uma grande delegação empresarial, demonstra a seriedade com que tratam o aprofundamento da cooperação com o Cazaquistão,

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, informou que veio ao Cazaquistão por instrução especial do Presidente do Brasil, Luis Ináci...

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info 

#Brasil #cazaque #Cazaquistão #encontro #Kassym-JomartTokayev #ministro #MuroVieira #Parceria #presidente #Visita
Quando a narrativa vira território, diplomacia sem Quando a narrativa vira território, diplomacia sem estratégia é improviso -

Desde a Primeira Guerra Mundial, narrativa é instrumento de Estado. A diferença hoje é que qualquer um pode usá-la — e nenhum tratado regula isso.

Por Gabriel Goerhing

A propaganda sempre acompanhou a disputa por poder. O que mudou foi a escala, a velocidade e, principalmente, quem passou a ter acesso ao instrumento. Em 1917, o governo britânico produziu deliberadamente relatos falsos sobre atrocidades alemãs para influenciar a entrada dos Estados Unidos na Primeira Guerra Mundial. Funcionou. Décadas depois, Joseph Goebbels transformaria o rádio numa engrenagem central da máquina nazista enquanto os Aliados respondiam com a BBC e a Voz da América.

 Na Guerra Fria, a Rádio Europa Livre atravessava a Cortina de Ferro enquanto operações soviéticas de desinformação infiltravam...

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info 

#Diplomacia #estratégia #GabrielGoerhing #ímproviso #narrativa #poder #Propaganda
Empresários argentinos participam de missão comerc Empresários argentinos participam de missão comercial ao MT -

Visita de dirigentes do setor de biotecnologia e agritec reforça intercâmbio tecnológico e abre portas para novas parcerias em Mato Grosso

A embaixada da Argentina no Brasil realizou, entre os dias 21 e 25 de abril de 2026, uma missão comercial ao estado do Mato Grosso, fortalecendo os laços entre Argentina e Brasil no setor da agro tecnologia. Os empresários argentinos tiveram a oportunidade de conhecer de perto o dinamismo e a capacidade produtiva da região e de avaliar oportunidades comerciais para suas empresas, especialmente no segmento de produtos e serviços baseados em conhecimento aplicados a produção agrícola.

A missão incluiu visitas técnicas e comerciais nas cidades de Sinop, Sorriso e Lucas do Rio Verde e coincidiu também com a realização da Norte Show, um dos principais eventos do agronegócio da região, favorecendo o...

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info 

#agritec #argentina #biotecnologia #Brasil #Intercâmbio #LucasdoRioVerde #MatoGrosso #MT #Sinop #Tecnologia
Seguir no Instagram
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In