Evento tem 12 estreias inéditas no Brasil e 12 clássicos com exibições no Cine Brasília e no Liberty Mall
Brasília está recebendo festival da sétima arte com a 20ª edição do Festival de Cinema Italiano, que acontece até 29 de novembro, em mais de 90 cidades do Brasil. A capital federal será representada por duas salas tradicionais: o Cine Brasília (Entrequadra Sul 106/107) e o Cine Cultura Liberty Mall (Asa Norte). Ambas exibem uma programação que combina 12 estreias inéditas no Brasil e 12 clássicos essenciais da cinematografia italiana, reafirmando o elo cultural entre Itália e Brasil. Todas as projeções são gratuitas, e online estão disponíveis gratuitamente muitos outros filmes, novos e clássicos.
Na Seção Inéditos, o público brasiliense terá a oportunidade de assistir a produções contemporâneas de destaque, como Le Assaggiatrici (As Provadoras de Hitler), de Silvio Soldini; L’Abbaglio (A Ilusão), de Roberto Andò; Hey Joe, de Claudio Giovannesi, estrelado por James Franco; e o road movie Le Città di Pianura (A Última Rodada), de Francesco Sossai, selecionado na mostra Um Certo Olhar do Festival de Cannes 2025.
Já a Seção Retrospectiva presta homenagem aos grandes mestres do cinema italiano, com obras como Ladri di Biciclette (Ladrões de Bicicletas), de Vittorio De Sica; Paisà, de Roberto Rossellini; e L’Amore in Città (Amor na Cidade), antologia de seis episódios que retratam o amor e a vida urbana no pós-guerra.
Além das sessões presenciais, parte da programação também estará disponível no formato digital, ampliando o alcance do festival e possibilitando que espectadores de todo o país participem da celebração. O filme mais assistido no streaming durante o evento receberá o Prêmio Pirelli de Cinema Italiano, que reforça a importância do público e da tecnologia na difusão da cultura cinematográfica.
O troféu de 2025, criado por Márcio Casarotti e intitulado Il maestro delle immagini eterne (“O mestre das imagens eternas”), homenageia o diretor como maestro de sensibilidade e imaginação. “Nesta edição especial, pensamos em uma escultura que simboliza não apenas a longevidade do evento, mas também a força transformadora e a relevância atemporal do cinema”, destaca Cesar Alarcon, CEO da Pirelli para a América Latina.
O evento teve abertura oficial em 28 de outubro, no Auditório Ibirapuera, em São Paulo, com Reynaldo Gianecchini como mestre de cerimônia e participação do ator italiano Antonio Catania, presente em dois filmes da programação: De Nápoles a New York, de Gabriele Salvatores, e o clássico O Jantar, de Ettore Scola.
Festival
O Festival é uma realização da Câmara de Comércio Italiana de São Paulo – ITALCAM, em colboração com a Embaixada da Itália no Brasil e o Ministério da Cultura. “Estou muito feliz de poder abrir também este ano ao Brasil a 20ª edição do Festival do Cinema Italiano no Brasil, que propõe o melhor cinema italiano de autor, com os maiores sucessos de hoje ao lado de uma importante seleção de obras-primas do passado”, afirmou o Embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese. “Mas o que mais me enche de orgulho é o fato de conseguir levar o grande cinema italiano e a língua italiana não apenas às principais cidades brasileiras, mas também a muitos pequenos centros e, através do streaming, a todas as casas dos amigos brasileiros. Isso demonstra como este evento, único no seu gênero, busca democratizar a arte, tornando-a acessível praticamente a todos e de forma gratuita”, finalizou.
Mais informações sobre a programação completa, trailers e fichas técnicas estão disponíveis no site oficial do Festival. https://festivalcinemaitaliano.com/https://ambbrasilia.esteri.it/pt/news/dall_ambasciata/2025/10/20o-festival-de-cinema-italiano-no-brasil/





