• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
quarta-feira, 6 maio , 2026
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Eventos

Brasília sedia XXX Encontro de Tribunais Constitucionais da América Latina e Caribe

por Embassy News
27 de outubro de 2025
em Eventos, Sem categoria
Tempo de Leitura: 3 mins
A A
Congresso

Congresso

Magistrados e estudiosos de 13 países participam do evento no STF. Embaixadora da Alemanha, Bettina Cadenbach, foi um dos destaques da conferência

O Supremo Tribunal Federal (STF) sedia nesta quarta-feira (22), às 12h30, a abertura do XXX Encontro de Tribunais, Cortes e Câmaras Constitucionais da América Latina e do Caribe. O evento reúne magistrados e estudiosos de 13 países: Brasil, Chile, Honduras, Paraguai, Peru, Uruguai, México, Equador, Argentina, Guatemala, República Dominicana, Costa Rica e Colômbia. A trigésima edição marca um marco importante para o diálogo institucional entre as cortes constitucionais do continente. Na agenda, debates sobre desafios constitucionais contemporâneos.

Realizado anualmente pelo Programa Estado de Direito para a América Latina da Fundação Konrad Adenauer, da Alemanha, o encontro conta nesta edição com o apoio institucional do STF como anfitrião. Considerado um dos mais relevantes para a Justiça constitucional na região, o evento acontece durante toda a última semana e foi palco de debates sobre temas cruciais para os sistemas jurídicos latino-americanos. A abertura e o encerramento serão transmitidos pela TV Justiça.

O presidente do STF, ministro Edson Fachin, defendeu a cooperação entre países para a defesa da democracia. Em seu discurso, o magistrado  afirmou que um dos objetivos da atual gestão da Corte é fomentar a formação de uma rede institucional interamericana de tribunais, cortes e câmaras constitucionais, com a missão de defender o Estado Democrático de Direito e a autonomia e a independência do Poder Judiciário. O ministro destacou a importância da interlocução entre as nações como passo essencial para a promoção de uma vida justa, digna e livre da violência e de todas as formas de discriminação para as populações das Américas. 

Durante o encontro, Fachin lembrou que o Brasil sediará a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-30), em Belém (PA), mas advertiu que as discussões só terão resultados concretos se houver cooperação não apenas entre os países que compartilham o território amazônico, mas entre todos os países do continente. “Se as mazelas sociais não respeitam fronteiras, as boas ideias também não. Temos diante de nós a oportunidade de estreitar laços e consolidar práticas verdadeiramente transformadoras”, afirmou. 

Brasil e Alemanha  

Além de juízes e juízas constitucionais de todo o continente, a conferência reúne magistrados da Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte IDH) e do Tribunal Constitucional Federal da Alemanha. A embaixadora alemã, Bettina Cadenbach, observou que a cooperação jurídica entre os dois países não tem como meta exportar soluções, mas criar espaços para o compartilhamento de ideias que gerem princípios e procedimentos comuns. “A democracia e o Estado de Direito não são projetos concluídos, mas projetos de aprendizagem”, destacou. 

Já o presidente da Fundação Konrad Adenauer, Norbert Lammert, ressaltou que, em várias partes do mundo, a propaganda política tem buscado deslegitimar a independência de juízes e juízas. “Impressionou-me muito que a Corte Suprema do Brasil não cedeu a essas pressões e manteve seu compromisso de defender o Estado Democrático de Direito”, afirmou. “Quando comparo com experiências semelhantes em outros países, como na América do Norte, o resultado foi diferente”.

Participação internacional de alto nível

Além do Brasil, o encontro conta com representantes do Chile, de Honduras, do Paraguai, do Peru, do Uruguai, do México, do Equador, da Argentina, da Guatemala, da República Dominicana, da Costa Rica e da Colômbia, bem como de magistrados e magistradas da Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte IDH).

Ao lado do ministro Fachin, estarão o presidente da Fundação Konrad Adenauer, Norbert Lammert, e a embaixadora da Alemanha no Brasil, Bettina Cadenbach.

Tags: AméricaBettina CadenbachCaribeConstituiçãoEdson FachinencontroLatinaSTFtribunais
Notícia Anterior

Brasil e Sudeste Asiático: ampliando horizontes estratégicos

Próxima Notícia

“Dia Negro da Caxemira”: luto e protestos no Paquistão

Notícias Relacionadas

Eventos

Forças armadas tailandesa comemoram seu dia

1 de maio de 2026
Eventos

Embaixador discursa sobre relação Geórgia-Brasil

1 de maio de 2026
Eventos

Dia do Azerbaijão é celebrado em Brasília

27 de abril de 2026
Próxima Notícia
Grunge flags of India and Pakistan divided by barb wire illustration, concept of tense relations between India and Pakistan

“Dia Negro da Caxemira”: luto e protestos no Paquistão

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Cooperação Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia São Paulo Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
Brasil e Reino Unido avançam na cooperação em mine Brasil e Reino Unido avançam na cooperação em minerais críticos -

Evento realizado na sede da ApexBrasil reuniu especialistas, diplomatas e representantes dos dois governos para debater parcerias estratégicas no setor. Representando a Embaixada do Reino Unido, participou a ministra conselheira Sarah Clegg

O Brasil tem ampliado sua atuação no debate global sobre minerais críticos, insumos essenciais para a transição energética e o desenvolvimento de novas tecnologias. Nesse contexto, o país avança na construção de uma política nacional para o setor e busca fortalecer parcerias internacionais.

Foi com esse objetivo que a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) sediou, no dia 29 de abril, a Mesa Redonda de Especialistas em Minerais Críticos Reino Unido–Brasil, encontro de alto nível que reuniu representantes de governos, setor produtivo, instituições finance...

🔗 Link Completo da Matéria:

https://embassynews.info/brasil-e-reino-unido-avancam-na-cooperacao-em-minerais-criticos/

#Apex #Brasil #Cooperação #críticos #exportações #LaudemirMuller #minerais #reinounido #SarahClegg
Bahia se posiciona como parceira estratégica da UE Bahia se posiciona como parceira estratégica da UE na indústria sustentável e transição energética -

Estado vem se consolidando como um parceiro estratégico da União Europeia no avanço da indústria sustentável, da transição energética e da inovação tecnológica, em um momento de fortalecimento das relações bilaterais após a entrada em vigor provisória do acordo entre o Mercosul e o bloco europeu, em 1º de maio.

Entre os dias 4 e 6 de maio, o estado recebeu uma delegação de adidos comerciais europeus no âmbito do programa “Conhecendo a Indústria”, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). A iniciativa tem como objetivo apresentar o potencial produtivo e tecnológico brasileiro, além de ampliar a cooperação econômica e atrair investimentos estrangeiros.

Um dos principais pontos da agenda foi a visita ao SENAI Cimatec, em Salvador, considerado um dos mais avançados centros de inovação industrial...

🔗 Link Completo da Matéria:

https://embassynews.info/bahia-se-posiciona-como-parceira-estrategica-da-ue-na-industria-sustentavel-e-transicao-energetica/

#Bahia #delegação #energia #Europeia #Indústria #MERCOSUL #UE #União
‘Era necessária’: embaixador lamenta impacto e apo ‘Era necessária’: embaixador lamenta impacto e aponta vantagens na nova lei de cidadania -

Diplomata diz que reforma da cidadania italiana era necessária e aponta vantagens

O embaixador Alessandro Cortese comentou a nova lei da cidadania italiana durante entrevista ao JR Entrevista, da TV Record, na última sexta-feira (30). Ele abordou a decisão da Corte Constitucional relacionada ao decreto-lei nº 36/2025, convertido na lei nº 74/2025, e destacou pontos que, segundo ele, podem beneficiar ítalo-descendentes.

Ao tratar da validade da norma, o embaixador afirmou que a legislação já está em vigor.

“A verdade é que a Corte Suprema Italiana já tem uma decisão. Disse que tudo era legítimo, tudo é correto. Então a lei, a nova lei sobre a cidadania é operante agora, em vigor”, disse em entrevista.

Ele também mencionou ...

Link completo da matéria:

https://embassynews.info/era-necessaria-embaixador-lamenta-impacto-e-aponta-vantagens-na-nova-lei-de-cidadania

#AlessandroCortese #cidadania #Embaixador #impacto #iTália #Lei #necessária #vantgens
A EMBASSY tem a satisfação de anunciar a formaliza A EMBASSY tem a satisfação de anunciar a formalização de uma nova e relevante parceria institucional com a Embaixada da Geórgia, que resultará na produção de uma edição especial inteiramente dedicada ao país.

O projeto já está em andamento e mobiliza uma equipe multidisciplinar de excelência, composta por jornalistas, revisora, fotógrafa, designer gráfico e tradutores, com o compromisso de apresentar um conteúdo editorial de alto padrão, à altura da proposta e da relevância internacional da publicação.

Com lançamento previsto para o mês de maio, a 11ª edição da EMBASSY reafirma o compromisso de uma revista com qualidade, credibilidade e a valorização das relações internacionais.

Em breve, mais informações.
Acompanhe.
Post do Instagram 17993623085937448 Post do Instagram 17993623085937448
✨🎧 Justiça também se traduz. Entre vozes, idiomas ✨🎧 Justiça também se traduz.

Entre vozes, idiomas e silêncios históricos, a exposição “1 Julgamento, 4 Línguas – Os pioneiros da interpretação simultânea em Nuremberg” revela quem tornou possível um dos momentos mais decisivos da humanidade — o Tribunal de Nuremberg.

Eles não estavam nos holofotes.
Mas sem eles, nada teria sido compreendido.
Nada teria sido julgado.

Quatro idiomas.
Uma verdade em construção.
E profissionais que sustentaram o peso da história… em tempo real.

A realização desta mostra reúne nomes que seguem sustentando o diálogo global hoje:
🤝 Associação Internacional de Intérpretes de Conferência (AIIC)
🤝 Associação Profissional de Intérpretes de Conferência (APIC)
🇩🇪 Embaixada da Alemanha no Brasil, representada pelo Encarregado de Negócios a.i., Sr. Wolfgang Bindseil

📍 Biblioteca Nacional de Brasília
🗓️ Até 10 de abril
🎟️ Entrada gratuita

Se você nunca parou para pensar no poder de uma tradução… talvez essa seja a sua chance.

💬 Você já tinha imaginado o impacto desses intérpretes na história?

#brasíliacultural
#nuremberg
#revistaembassy
#interpretaçãosimultânea
#comunicaçãoglobal
Seguir no Instagram
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In