A festa do 4 de julho foi comandada pelo encarregado de negócios, Gabriel Escobar, que exaltou os profundos laços que unem as duas nações
O encarregado de negócios da embaixada e consulados dos Estados Unidos, Gabriel Escobar, recebeu, no dia 02, cerca de 900 convidados para a celebração do 249° Aniversário da Independência do país, comemorada anualmente em 4 de julho. A festa foi no espaço Porto Vittoria, no Lago Sul.
Acompanhado da ministra conselheira da embaixada e dos consulados dos Estados Unidos no Brasil, Kim Kelly, e da secretária de Europa e América do Norte do Ministério das Relações Exteriores, Maria Luisa Escorel de Moraes, Gabriel Escobar deu as boas-vindas a todos os presentes, enfatizando a importância da festividade para o povo americano.
Representantes do governo brasileiro, diplomatas, empresários, jornalistas, entre outros convidados, o evento homenageou o estado americano do Texas. A decoração, os trajes, chapéus e botas, a gastronomia e a música transportaram os presentes para um cenário country.
Segundo Escobar, o dia marcava o início da jornada como país e como povo. Lembrou que daqui a um ano, os Estados Unidos vão celebrar 250 anos de independência e “das liberdades fundamentais que inspiraram os primeiros patriotas americanos e criaram a democracia constitucional mais antiga do mundo”, falou.
Em discurso, Escobar afirmou que ao longo de mais da metade da nossa história, o país mantém boas relações diplomáticas com o Brasil. “Temos uma amizade profunda baseada em respeito e admiração mútuas”, disse.
Representando o governo brasileiro a embaixadora Maria Luisa Escorel de Moraes, secretária de Europa e América do Norte do Ministério das Relações Exteriores, também abordou a parceria entre as duas nações, definindo-a como “incontornável”. A diplomata destacou que “as duas maiores democracias do hemisfério ocidental estão interligadas por princípios compartilhados, além de sólidos vínculos políticos, econômicos e sociais”.
“Em já mais de 200 anos de amizade, construímos pontes e parcerias que beneficiam enormemente os dois países. Os EUA são nosso segundo parceiro no comércio de bens, o primeiro no de serviços, e nosso principal destino de nossos bens de média e alta tecnologia. Já o Brasil correspondeu, em 2024, ao segundo maior superávit mundial dos Estados Unidos da América no comércio de bens e serviços”, argumentou.
Escorel lembrou que os EUA abrigam a maior comunidade brasileira de expatriados. De acordo com a diplomata, no ano passado, 1.9 milhão de brasileiros formaram o segundo maior contingente de turistas nos Estados Unidos. “Somos também o oitavo país que mais envia universitários”, complementou.
Segundo a embaixadora, as empresas brasileiras geram quase 97 mil empregos em solo estadunidense. “O Texas foi o estado norte-americano que mais exportou ao Brasil em 2024. Lá, empresas brasileiras investem em setores como químico, alimentício, siderúrgico e energético”, exemplificou.





