Embaixador Bolat Nussupov faz balanço das visitas aos países sul-americanos e dos planos de interação multirateral e bilateral
A Embaixada da República do Cazaquistão no Brasil sediou, nesta quarta-feira (12), conferência anual de Embaixadores e diplomatas do Cazaquistão, Argentina, Bolívia, Colômbia, Paraguai, Peru, Uruguai, Chile e Equador, com a participação da liderança do Departamento responsável do Ministério das Relações Exteriores da República Federativa do Brasil.
Durante o encontro, houve uma troca substancial de opiniões sobre temas atuais da cooperação bilateral e multilateral, além da discussão de planos de interação para o ano em curso com os países de residência e coordenação, em especial sobre a organização de novas rodadas de consultas políticas e a ampliação da base jurídico-contratual.
Em seu discurso de boas-vindas, o Embaixador do Cazaquistão, Bolat Nussupov, informou os chefes e representantes das missões diplomáticas sobre o andamento das reformas políticas e socioeconômicas em curso no país, no contexto da mensagem do Chefe de Estado ao povo do Cazaquistão intitulada “Cazaquistão Justo: lei e ordem, crescimento econômico, otimismo social”. O Embaixador também apresentou aos participantes as oportunidades de investimento e comércio do Cazaquistão, além das perspectivas de ampliação da base jurídico-contratual e da cooperação nas áreas consular e com os Cônsules Honorários do Cazaquistão nos países sob sua coordenação.
O diplomata cazaque agradeceu aos colegas pela contribuição ao fortalecimento da cooperação entre o Cazaquistão e os países da América do Sul, ressaltando a importância prática deste formato de encontro como um canal adicional de diálogo bilateral e multilateral.
O embaixador compartilhou os resultados de suas recentes visitas de trabalho à República Oriental do Uruguai, onde participou da posse do Presidente Yamandú Orsi, e à República Argentina, onde se reuniu com a nova liderança do Ministério das Relações Exteriores e participou da cerimônia de assinatura do Memorando sobre a criação do Conselho Empresarial Cazaque-Argentino. Em relação a isso, os representantes das embaixadas do Uruguai e da Argentina foram agradecidos pelo apoio na organização dos encontros bilaterais nas capitais desses países.
Grupos parlamentares – Aproveitando a ocasião, o Embaixador também destacou a criação de grupos parlamentares de amizade no Parlamento da Argentina (câmara baixa) e no Senado do Chile (câmara alta) no ano passado e neste ano, respectivamente, e incentivou os representantes dos demais países da região a contribuírem para a criação de estruturas semelhantes em seus respectivos órgãos legislativos. Como exemplo positivo de diálogo interparlamentar, foi mencionada a atuação dos grupos parlamentares “Cazaquistão-Brasil” em ambas as casas do Congresso Nacional do Brasil, cujas delegações visitaram o Cazaquistão e já realizaram diversas sessões conjuntas com parlamentares cazaques em Astana.
Os participantes da reunião, por sua vez, destacaram o papel fundamental do Cazaquistão na Ásia Central nas relações com os países da América do Sul e expressaram sua disposição em contribuir ativamente para a ampliação e o aprofundamento do diálogo político, econômico-comercial e cultural-humanitário. Também desejaram sucesso à Embaixada da República do Cazaquistão na implementação dos planos definidos. As partes acordaram manter contato permanente a nível de representações diplomáticas de seus países.
Fonte: Embaixada do Cazaquistão