Solista Olga Matushenko se apresenta em concerto para comemorar o 80º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial
Uma grande festa de música com a participação da estrela da música operística ucraniana, solista da Ópera Nacional da Ucrânia em Kyiv, Olga Matushenko, aconteceu, no dia 03, no famoso Teatro Pedro II, na cidade de Ribeirão Preto (estado de São Paulo). O concerto, com o apoio da Embaixada da Ucrânia, em Brasília, foi dedicado ao 80º aniversário do fim da sangrenta Segunda Guerra Mundial de 1939-1945, na qual mais de 6 milhões de ucranianos participaram da luta armada contra o nazismo e 8 milhões de ucranianos perderam a vida. O evento também foi uma manifestação de solidariedade ao povo ucraniano, que sofre com a agressão militar.
Os ouvintes, em particular, puderam apreciar a apresentação para a solista ucraniana de árias da ópera “Natalka Poltavka”, do compositor ucraniano Mykola Lysenko, a ária de Pannochka, do compositor ucraniano Mykhailo Verykivskyi, e obras de Wolfgang Amadeus Mozart e Emmerich Kálmán.
O Coro da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, preparado pela Sra. Snizhana Drahan, interpretou clássicos ucranianos como “Shchedryk” (“Щедрик”, conhecido em todo o mundo como “Carol of the bells”) do compositor ucraniano Mykola Leontovych, e “Viburno Vermelho” (“Червона калина”) do compositor Stepan Charnetskyi, canção com uma longa história que se tornou conhecida no mundo inteiro em 2022 como o hino da luta do povo ucraniano pela liberdade, contra a escravidão e a ocupação. No final, a Sra. Olga Matushenko apresentou um pot-pourri de músicas brasileiras sob aplausos do público: Garota de Ipanema, de T. Jobim; Asa Branca de Luiz Gonzaga; Tico-tico no Fubá de Zequinha de Abreu e Aquarela do Brasil de Ary Barroso.
Fonte: Embaixada da Ucrânio