Primeiro Vice-Ministro das Relações Exteriores cazaque, Akan Rakhmetullin, defende o fortalecimento da diplomacia parlamentar e o aumento da cooperação comercial e de investimentos.
Durante sua estadia no Brasil, o Primeiro Vice-Ministro das Relações Exteriores da República do Cazaquistão, Akan Rakhmetullin, reuniu-se Secretário para a África e o Oriente Médio do Ministério das Relações Exteriores da República Federativa do Brasil, Carlos Sérgio Sobral Duarte.
Akan Rakhmetullin expressou gratidão ao lado brasileiro pela excelente organização do evento e pela calorosa recepção durante a presidência do Brasil no agrupamento, além de desejar sucesso na realização da Cúpula do BRICS e da 30ª Conferência da ONU sobre Mudança do Clima (COP30), que ocorrerão em julho e novembro deste ano nas cidades do Rio de Janeiro e Belém, respectivamente.
Durante o encontro, os representantes discutiram uma ampla gama de temas da agenda bilateral, política global e regional, bem como da cooperação em fóruns multilaterais, incluindo o apoio mútuo a iniciativas e candidaturas em organizações internacionais.
O lado cazaque apoiou a proposta de criação de um formato de diálogo “Ásia Central – Brasil”, que poderia impulsionar não apenas as relações bilaterais, mas também a cooperação inter-regional. Observou-se que a região da Ásia Central possui um vasto potencial econômico e de recursos, que pode atrair o interesse de empresas brasileiras na ampliação de sua presença na região.
As partes ressaltaram a importância de intensificar o diálogo político bilateral e a parceria econômica, incluindo a organização de visitas recíprocas em alto nível, o fortalecimento da diplomacia parlamentar e o aumento da cooperação comercial e de investimentos, com o apoio do Conselho Empresarial “Cazaquistão–Brasil”.
Foi dada atenção especial à aceleração da negociação e aprovação de uma série de documentos bilaterais. As partes também saudaram a ampliação do instituto de Cônsules Honorários do Cazaquistão no Brasil.
Ao final da reunião, os chefes das delegações manifestaram satisfação com a dinâmica positiva das relações cazaque-brasileiras e reafirmaram o compromisso com a manutenção de um diálogo regular e construtivo entre os ministérios das Relações Exteriores dos dois países.
Fonte: Embaixada do Cazaquistão.