Andrii Melnyk foi recebido pelo vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, para se despedir da chefia de missão
A convite do Vice-Presidente do Brasil, Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços do Brasil, Geraldo Alckmin, o embaixador da Ucrânia, Andrii Melnyk foi recebido, nesta segunda-feira (28), no Palácio do Planalto. O encontro ocorreu apesar do fato de que não existe no Brasil o protocolo que prevê a organização de visitas de despedida de embaixadores à alta liderança do Estado. Embora a reunião protocolar estivesse marcada para durar apenas meia hora, o Vice-Presidente Alckmin conversou com o Embaixador da Ucrânia em um ambiente amigável por mais de uma hora.
Geraldo Alckmin agradeceu ao embaixador da Ucrânia por sua missão diplomática e desejou-lhe sucesso em seu novo cargo como Representante Permanente da Ucrânia na ONU. O Vice-Presidente enfatizou que, neste período turbulento da história, o mundo precisa de diplomatas profissionais com grande experiência.
Durante a reunião, Alckmin expressou solidariedade ao povo ucraniano. Andrii Melnyk destacou a liderança do vice-presidente, tanto no Ministério quanto sua contribuição pessoal para o desenvolvimento das relações ucraniano-brasileiras. O Embaixador convidou o Vice-Presidente do Brasil para visitar a Ucrânia.
Geraldo Alckmin é um símbolo dos sucessos econômicos do Brasil nos últimos dois anos, quando o país quebrou recordes de exportação duas vezes e atingiu um volume de exportação de 337 bilhões de dólares até o final de 2024. No ano passado, o Ministério do Desenvolvimento, liderado por o Geraldo Alckmin, apresentou 134 iniciativas legislativas como parte da “Agenda Legislativa Industrial 2024” para modernizar equipamentos de produção, estimular a descarbonização da indústria automotiva e reduzir as taxas de juros de empréstimos industriais.
Em 2024, o comércio bilateral entre a Ucrânia e o Brasil aumentou mais de duas vezes, mas ainda é 4 vezes menor do que em 2021. No total, o volume comercial entre a Ucrânia e o Brasil em 2024 foi de 301,1 milhões de dólares americanos (aumento de 39,9%). As exportações ucranianas totalizaram 36,1 milhões de dólares (aumento de 264%), as importações do Brasil – 265 milhões de dólares (aumento de 29%).
Fonte: Embaixada da Ucrânia