Embaixador Bolat Nussupov e representantes do governo do Amazonas discutiram a ampliação da parceria nas áreas de economia, comércio, meio ambiente, mineração e pesquisa científica.
O embaixador do Cazaquistão no Brasil, Bolat Nussupov, visitou, nesta segunda-feira (25) a representação do estado do Amazonas junto ao Governo Federal do Brasil e reuniu-se com a Secretária Secretaria de Administração e Gestão do Amazonas (Sead), Inês Carolina Simonetti. Na pauta das negociações, foram discutidas formas de ampliar a cooperação regional entre o Cazaquistão e o estado brasileiro nas áreas de economia, comércio, meio ambiente, mineração e pesquisa científica. Destacou-se, em especial, o potencial de fornecimento de produtos tropicais do Amazonas ao Cazaquistão, bem como o intercâmbio de experiências na extração de recursos naturais, no desenvolvimento tecnológico e na implementação de normas e padrões ambientais no setor.
Simonetti apresentou ao embaixador os programas de infraestrutura e meio ambiente em andamento no estado, voltados para a proteção e conservação da flora e fauna da Amazônia, além de iniciativas de apoio socioeconômico à população local. Esses temas são particularmente relevantes em vista da realização, este ano, da Conferência Internacional sobre o Clima “COP30” no Brasil.
Durante as negociações, foram exploradas possibilidades de cooperação nos setores agrícola, minerador, turístico e comercial, com base na Zona Franca de Manaus. Nesse contexto, o lado brasileiro convidou o embaixador para uma visita oficial à capital do estado, Manaus, ainda este ano, para conhecer a Zona Franca e discutir perspectivas de parceria.
Dada a estrutura federativa do Brasil, a cooperação regional desempenha um papel fundamental no fortalecimento das relações bilaterais. Atualmente, há parcerias estabelecidas entre as regiões do Cazaquistão e estados brasileiros, incluindo Karaganda e Bahia (2021), e Almaty e Rio Grande do Sul (2024). No momento, está sendo avaliada a possibilidade de um novo acordo de cooperação entre o estado de Santa Catarina e uma das regiões do Cazaquistão.l.
Fonte: Embaixada do Cazaquistão