A fornecedora de serviços via satélite é uma subsidiária da Leonardo, uma das dez maiores empresas do mundo no setor Aeroespacial, Defesa e Segurança. A Telespazio está presente no país desde 1997, ano em que começou a prover serviços de comunicação por satélite na América do Sul, acompanhando o crescimento e o desenvolvimento da indústria espacial brasileira. As duas década de trabalho no Brasil foram comemoradas, dia 23 de outubro, na Embaixada da Itália em Brasília, com a presença do Embaixador Sr. Antonio Bernardini, do Coordenador de Atividades Espaciais da Leonardo e também Presidente da Telespazio, Sr. Luigi Pasquali, e do Presidente da Telespazio Brasil ,Sr. Marzio Laurenti.
“Hoje estamos muito satisfeitos por comemorar os 20 anos da nossa presença aqui, um país importante para a Telespazio e o Grupo Leonardo”, disse Luigi Pasquali. “Nós acreditamos desde o nosso início neste país e continuaremos a investir no Brasil nos próximos anos, confiantes de que podemos continuar crescendo na historia das comunicações via satélite e da geoinformação, que já vê os dados da constelação de satélites COSMO-SkyMed sendo utilizados para o monitoramento da Amazônia, para as atividades de apoio a agricultura e para a segurança”, discursou.
Segundo Pasquali , este é um campo que oferece respostas concretas às necessidades de manejo e controle de terras, particularmente importantes em um país vasto, complexo e densamente povoado, como o Brasil, que tem quase 7500 quilômetros de litoral, enormes florestas tropicais, o rio com o maior fluxo de água do planeta, e uma taxa de urbanização de 85%, com megalópoles que superam os dez milhões de habitantes.
“Celebramos hoje os 20 anos de uma das empresas italianas entre as mais ativas, mais tecnológicas e de maior sucesso estabelecidas no país”, afirmou o Embaixador Antonio Bernardini em seu discurso de abertura. “É mais uma das excelências italianas no Brasil, confirmando os laços que unem os dois países. O sucesso da atividade da Telespazio no Brasil está profundamente ligado à tecnologia que a empresa oferece, que é de alto nível e, portanto, muito apreciada”, completou.
Na visão do diplomata, graças a esta excelência, Leonardo e Telespazio são atores indispensáveis para a Itália na implementação de programas de pesquisa, inovação e defesa e, consequentemente, na implementação do recente acordo governamental entre Itália e Brasil sobre cooperação no setor aeroespacial para o desenvolvimento conjunto e a transferência ou cessão de tecnologias no setor da segurança e defesa, sobretudo no que se refere aos setores espacial e de pesquisa-inovação .
Durante o evento comemorativo, foi apresentada a exposição “Admirando e servindo o Brasil do espaço”. A mostra reúne dez espetaculares imagens, em alta resolução, de satélite de alta resolução permitem realizar um vôo virtual sobre algumas regiões brasileiras, destacando sua beleza e características únicas.
Com sede no Rio de Janeiro e uma ampla presença em todo o país, ao longo dos anos Telespazio tornou-se um dos principais provedores brasileiros de serviços de satélites. A empresa oferece soluções inovadoras para o mercado corporativo e institucional nos campos de comunicação, serviços multimídia e observação da Terra, fornece serviços de engenharia, gerenciamento de operações e manutenção para sistemas de solo que controlam satélites em órbita. A Telespazio Brasil também contribuiu para o sucesso do programa brasileiro SGDC (Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas), que deu origem em 2017 ao lançamento de um satélite de telecomunicações de uso dual.
Leonardo no Brasil – Há mais de quarenta anos, as tecnologias do grupo Leonardo contribuem para o desenvolvimento do Brasil, em sua segurança, proteção e preservação de seu território. Desde a década de 1970, a Leonardo contribuiu para o crescimento da indústria aeroespacial brasileira com os programas de desenvolvimento e co-produção das aeronaves XAVANTE e AMX da Força Aérea Brasileira. Operador líder no país no mercado de serviços via satélite através da Telespazio, a Leonardo também fornece os sensores e sistemas eletrônicos de ponta utilizados pelas Forças de Defesa brasileiras, incluindo as novas aeronaves KC390 e Gripen, que equiparão a FAB no futuro.
Hoje, mais de 200 helicópteros construídos pela empresa estão a serviço no Brasil para várias utilizações: transporte executivo, ordem pública e transporte offshore incluindo manutenção e suporte, garantidos pelo Centro de Assistência de São Paulo. A Leonardo também forneceu ao Centro Nacional de Monitoramento de Clima e Alerta de Vigilância de Desastres (CEMADEN) seus radares meteorológicos, utilizados para melhorar a capacidade de atuação em caso de eventos climáticos extremos.