Ministro Mauro Vieira também se reuniu com o chanceler cubano, Bruno Rodríguez para tratar de Brics e efeitos das mudanças climáticas
O Ministro das Relações Exteriores, Mauro Viera, reuniu-se, no dia 24, com presidente cubano Miguel Díaz-Canel. Durante o encontro, os dois discutiram as possibilidades de fortalecer as relações bilaterais e avançar nos projetos de cooperação. Foram revistos assuntos de interesse de ambos os países e confirmado o excelente estado das relações bilaterais. Houve acordo sobre o potencial para o avanço dos laços políticos, econômicos e de cooperação.
“Fomos convidados por Lula para a importante Cúpula Brasil-Caribe”, anunciou Díaz-Canel em rede social. Vieira se encontrou ainda com o ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez. Cuba e Brasil mantêm parcerias materializadas na cooperação em áreas como agricultura e saúde
Durante o encontro, na Sala de Protocolo El Laguito, Bruno Rodriguez destacou o excelente estado dos laços bilaterais sob o mandato do presidente Lula da Silva e reconheceu o papel do Brasil na presidência do BRICS, bem como a contribuição de Cuba para esse grupo como Estado Parceiro. O chanceler brasileiro ressaltou que Brasil e Cuba têm uma longa história de cooperação, compartilham preocupações comuns e buscam promover a paz, a integração e o desenvolvimento regional.
Da mesma forma, agradeceu a posição do Brasil diante da injusta inclusão de Cuba na lista de países patrocinadores do terrorismo, e a ajuda solidária recebida em 2024 pelos estragos que causaram os furacões Oscar e Rafael e os terremotos no leste do país.
Cuba Brasil
O Chanceler cubano reafirmou a vontade de aprofundar os laços entre as duas nações em todas as áreas, com especial ênfase nos laços políticos e de cooperação que foram estabelecidos com os governos do Partido dos Trabalhadores. Da mesma forma, Rodríguez Parrilla agradeceu as doações enviadas pelo governo brasileiro.
Brasil
O Chanceler brasileiro transmitiu uma mensagem de solidariedade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de apoio à Revolução Cubana. Ratificou também a condenação do bloqueio económico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos contra a nação caribenha e reiterou a exigência do seu país pela exclusão de Cuba da lista de países patrocinadores do terrorismo.
Ambos os ministros reconheceram a necessidade de fortalecer os mecanismos de integração regional na América Latina e no Caribe, destinados a promover o desenvolvimento sustentável, a cooperação e a solidariedade dos nossos povos, especialmente no âmbito da CELAC.
O ilustre visitante estava acompanhado por Gisela Padovan, vice-ministra para a América Latina e o Caribe; Christian Vargas, embaixador em nosso país, Ricardo Monteiro, chefe de gabinete do Itamaraty, Joel Sampaio, chefe da assessoria de imprensa e Elio Cardoso, diretor do departamento da América Central e Caribe, e demais funcionários do Itamaraty.
Do lado cubano estiveram presentes Josefina Vidal Ferreiro, vice-ministra das Relações Exteriores; Eugenio Martínez Enríquez, diretor geral da América Latina e Caribe; Juan Antonio Quintanilla, diretor geral de Assuntos Multilaterais e Direito Internacional; Yaira Jiménez Roig, diretora geral do Centro Internacional de Imprensa; Carlos de Céspedes Piedra, diretor da América do Sul; e outros funcionários da chancelaria.
Fonte: Prensa Latina, ACN, Ministério das Relações Exteriores de Cuba.