Terrenos em posse do governo serão cedidos para uso na agricultura com o objetivo de ampliar a segurança alimentar e até exportar alimentos.
A Direção Nacional de Terras Agrícolas (ONTA) da Argélia vai distribuir 122 mil hectares de terras para plantio no decorrer deste ano. De acordo com informações divulgadas pela agência de notícias estatal APS, o objetivo dessa cessão de terrenos é ampliar a área plantada para que o país possa garantir sua segurança alimentar.
Segundo o diretor-geral da Direção Nacional de Terras Agrícolas, Mohamed Ameziane Lanasri, serão distribuídos 66 perímetros agrícolas de 12 wilayas, ou regiões, dentro do território Argelino: Iaret, Sidi Bel-Abbès, Relizane, Saïda, El Bayadh, Chlef, El Meniaa, Tindouf, In Salah, In Guezzam, Timimoun e Tamanrasset.
Lanasri afirmou que outras regiões poderiam ser adicionadas a estas agora anunciadas desde que tivessem mais terras com recursos hídricos disponíveis. O objetivo do país com esta concessão é ampliar o plantio de culturas “estratégicas”, garantir autossuficiência na produção de alimentos, reduzir os custos com importação e até exportar os produtos do agronegócio.urança alimentar e até exportar alimentos.
Fonte: ANBA