Senador Nelsinho Trad destaca o progresso histórico na parceria dos grupos econômicos durante reunião com parlamentares europeus
Nesta segunda-feira (9), o presidente da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul), senador Nelsinho Trad (PSD-MS), participou, em Montevidéu, de uma reunião virtual com parlamentares europeus para acompanhar os desdobramentos do Acordo de Livre-Comércio entre o Mercosul e a União Europeia. O acordo foi anunciado na Cúpula do Mercosul e marca a conclusão de 25 anos de negociações. O tratado estabelece o comércio de duas das maiores regiões comerciais do mundo, com um PIB combinado de mais de US$ 22 trilhões e 750 milhões de consumidores.
“Esse acordo fortalece a economia de duas regiões que juntas somam um PIB de mais de 22 trilhões de dólares e 750 milhões de consumidores. O acordo é um marco global em um momento de tensões protecionistas, como as que intensificaram nos Estados Unidos com a possível nova gestão do presidente eleito recentemente. O acordo reforça a importância da cooperação internacional e da abertura comercial, contrapondo-se a políticas de isolamento,” destacou o senador Nelsinho Trad.
Papel estratégico do Parlasul – O senador também lembrou a missão realizada em 2023, na qual uma delegação de parlamentares do Mercosul visitou o Parlamento Europeu em Bruxelas para avançar nas negociações.
“Em maio de 2023, uma delegação daqui do Mercosul esteve aí no Parlamento Europeu. Fomos numa missão a Bruxelas, onde se dialogou com os parlamentares europeus para avançar nas tratativas. O que foi muito proveitoso para esse avanço,” relatou.O parlamentar aproveitou a oportunidade para convidar seus colegas internacionais a visitarem a nova sede do Parlasul, que é inaugurada nesta tarde em Montevidéu.
Aproveito essa oportunidade, como chefe da delegação brasileira, de fazer o convite para que vocês também possam vir aqui para o Uruguai, visitar a nossa sede e promover esse diálogo interparlamentar, que vai ser essencial para que a gente possa concluir todo esse processo,” declarou.
Próximos passos – Embora o anúncio do acordo represente um marco histórico, o presidente da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul destacou que ainda há etapas a serem vencidas antes que ele entre em vigor.
“Muito importante ressaltar que ainda temos um tempo pela frente, um tempo de burocracia, de vencer etapas, mas nós não podemos deixar de lado o exercício do diálogo e da diplomacia entre os nossos blocos. Eu penso que juntos nós somos mais fortes,” concluiu o senador.
Sobre o acordo – O Acordo Mercosul-União Europeia promete abrir novos mercados, aumentar a competitividade e fortalecer as economias dos países membros. Com a inauguração da nova sede do Parlasul, o papel do Parlamento será fundamental para acompanhar a implementação e ratificação do tratado. A próxima sessão do Parlasul, marcada para hoje à tarde, também vai abordar os desdobramentos do acordo, além de outros temas de relevância regional.
Fonte: Assessoria Senador Nelsinho Trad