Em parceria com a Câmara Árabe, Embaixada do Brasil nos EAU promoveu evento para celebrar a Independência do Brasil e os 50 anos de relação com a nação árabe. Diplomata Sidney Leon Romeiro disse que história entre os dois países é de sucesso.
Os hinos nacionais do Brasil e dos Emirados Árabes Unidos foram tocados em instrumentos típicos de cada país. Mestre-sala e porta-bandeira se apresentaram, o ambiente foi decorado para lembrar o Brasil e os garçons serviram ao público vestidos de gaúchos. Esses eram parte dos elementos de um festival realizado na quinta-feira (5) em Abu Dhabi para celebrar a data nacional brasileira de 7 de setembro e os 50 anos do relacionamento entre o Brasil e os Emirados Árabes Unidos.
Chamado Brazilian Day, o evento ocorreu no hotel Rixos Marina Abu Dhabi, que também se iluminou com as cores e a bandeira do Brasil para a comemoração, promovida pela Embaixada dos Emirados Árabes Unidos em parceira com Câmara de Comércio Árabe Brasileira. O ministro de estado do Comércio Exterior dos Emirados Árabes Unidos, Thani bin Ahmed Al Zeyoudi, compareceu, assim como o embaixador da Costa Rica nos Emirados, Francisco Chacón Hernández, entre outras autoridades.
Na abertura do evento, o embaixador do Brasil nos Emirados, Sidney Leon Romeiro, disse que a relação entre Brasil e Emirados Árabes Unidos é uma história de sucesso. “É impressionante o volume das atividades da nossa agenda e as conquistas ao longo destes 50 anos”, falou Romeiro. Em entrevista, ele afirmou que a relação Brasil-Emirados vem se expandindo rapidamente e uma demonstração disso é a presença dos brasileiros no país. Eles eram cerca de 10 mil há dois anos e já são entre 13 mil e 14 mil.
“A data nacional é uma data festiva e é uma data cívica também. É uma data que reúne a comunidade brasileira no exterior e reúne também os locais que gostam do Brasil. É uma oportunidade que temos de fazer o engajamento dentro da comunidade brasileira e fora da comunidade, entre os que gostam do Brasil, valorizam o Brasil”, falou Romeiro, destacando ainda que se trata da celebração da identidade brasileira.
O chefe do escritório da Câmara Árabe em Dubai, Rafael Solimeo, destacou a grandiosidade do evento e como ele colocou o Brasil em evidência nos Emirados Árabes Unidos. Para Solimeo, esse tipo de ação fortalece a imagem brasileira e fortifica o relacionamento do Brasil com os Emirados em todas as esferas, inclusive na comercial. Os dois países têm um comércio anual de mais de US$ 4 bilhões e fortes relações diplomáticas.
Apoio empresarial
Solimeo destacou o apoio que as empresas deram ao Brazilian Day. O evento teve como patrocinador Platinum a Patria Investimentos, como Golden a Vale e a Minerva, como Silver a BRF e a Embraer e como Bronze a Tramontina, a Fambras, a COE Ceramics e a Just One Media. O festival ocorreu também com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços do Brasil (Mdic) e Governo Federal Brasileiro.