Assados do Fred vence 1º Concurso de Gastronomia Argentina do Distrito Federal
A embaixada da Argentina sediou, nesta quarta-feira (04), a entrega do prêmio para estabelecimentos vencedores do 1º Concurso de Gastronomia Argentina do Distrito Federal que ocorreu entre 1º e 30 de novembro na capital federal foram revelados. Trinta e seis casas brasilienses aceitaram o desafio de interpretar o sabor portenho.
O Assados do Fred Parrilla, do casal Andiara e Frederico Barros, se sagrou o grande campeão da disputa que contou com 36 casas brasilienses. A vitória se deu pelos 746 votos recebidos pelo menu composto por pimentões coloridos assados na brasa recheados com três queijos como entrada, matambre suíno assado na parrilla coberto com molho de tomate, queijo muçarela, tomate, orégano e manjericão, como prato principal, e banana assada na parrila recheada de doce de leite e castanha de caju como sobremesa.
“O Assados do Fred Parrila” representará o Brasil no 9º Torneio Federal de Chefs, na cidade de Buenos Aires, Argentina, em agosto de 2025. O Torneio é um evento da Federação de Empresas Hoteleiras e Gastronômicas da República Argentina (FEHGRA), que tem como eixo a promoção e divulgação da culinária argentina, a melhoria contínua da qualidade e o compromisso com o aprimoramento profissional.
A segunda colocação ficou com a La Boca Sandwicheria, com menu com choripan e chorizo no fogo. Já o terceiro lugar foi conquistado pelo restaurante Dale Dale, que ofereceu um combo com quatro empanadas, dois alfajores e duas bebidas.
O grande vencedor irá representar o Brasil no 9º Torneio Federal de Chefs, que ocorre em Buenos Aires em agosto de 2025. O concurso é uma realização da Embaixada da Argentina em parceria com Sindhobar, Fecomércio e do Senac – DF.
Em sua fala, o Embaixador da Argentina no Brasil, Guillermo Raimondi, ressaltou estar satisfeito com os resultados do concurso. “Sabemos que além da oportunidade de experimentar pratos da gastronomia argentina, o evento foi uma oportunidade para celebrar uma ferramenta muito poderosa de integração regional que é a culinária, a arte de cozinhar, a gastronomia que todos apreciamos”, disse.
Segundo Raimondi, “ a gastronomia tem um significado social muito profundo e, neste trabalho, buscamos estreitar a cada dia as relações entre a Argentina e o Brasil, e, sem dúvidas, esta é uma forma muito poderosa de o fazer”. “Um exemplo muito concreto de como se manifesta a amizade é reunir-se à volta de uma mesa para saborear uma refeição, um prato bem-preparado e compartilhar com amigos e familiares”, afirmou.
O diplomata reforçou que a Argentina e o Brasil estão unidos por laços inquebráveis, que vão desde a geografia, às relações pessoais, familiares e aos interesses comuns em muitas áreas de atividade. “Essa é a base sobre a qual trabalhamos para levar adiante diariamente essa virtuosa união entre os nossos dois países”. Raimondi acrescentou que o concurso gastronômico na capital nasceu do desejo em incrementar a amizade e fortalecer vínculos bilaterais. A região centro-oeste do Brasil, a seu ver, é um pontinho no mapa, no qual a Argentina tem menos presença do que em outras partes do Brasil, como no Sul. “Diante disso, queremos que a Argentina seja conhecida em todo o território brasileiro, para que todos possam desfrutar do país em todas as suas expressões e fazê-lo sem quaisquer limitações”, finalizou Raimondi.