Embaixadora Patricia Villegas de Jorge homenageia “Hermanas Mirabal – Las Mariposas” na sede diplomática
No Dia Internacional de luta contra a violência contra a mulher, 25 de novembro, a Embaixada da República Dominicana preparou a exposição “Hermanas Mirabal – Las Mariposas”, que foi lançada no encontro “Borboletas e sua Transcendência no Tempo”. A embaixada homenageou as mártires daquele país, “mulheres com nobre vocação de sacrifício, martírio pela pátria”.
“As irmãs Miral, representam justiça, luta pela liberdade e pela justiça”, disse a embaixadora Patricia Villegas de Jorge Segundo a diplomata, no mundo todo, 1 em cada 3 mulheres sofre violência física ou sexual ao longo da vida. E, a cada 10 minutos, uma mulher perde a vida pelas mãos de um parceiro ou familiar.
A mostra é uma homenagem à Maria Teresa e Pátria Mirabal, assassinadas em 25 de novembro de 1960, pelas forças de repressão da ditadura do presidente dominicano Rafael Leónidas Trujillo (1930-1961) – e o encontro teve o objetivo de fomentar a aliança entre Brasil e o país caribenho, criando um espaço para a troca de experiências e a promoção de ações de empoderamento das mulheres.
A luta contra o feminicídio e pela democracia liderada pelas três mulheres, irmãs e ativistas, nascidas na República Dominicana, transformou-se no símbolo da resistência feminina em todo o mundo. O assassinato das três culminou na criação do Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), no dia 25 de novembro.