Súsan Faria
Fotos: Eliane Loin
A Turquia comemora hoje a data nacional. O país foi criado em 29 de outubro de 1923, quando houve a Proclamação da República, após a dissolução do Império Otomano, consequência direta da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Em Brasília, a comemoração foi antecipada, com muita música, fogos de artifício, brindes e um jantar para embaixadores, representantes do Corpo Diplomático e convidados, na embaixada da Turquia, no dia 25 deste mês.Conhecidos músicos do Azerbaijão e da Turquia impressionaram os convidados – logo que chegavam – com belas melodias árabes.
Após o cântico do Hino Nacional do Brasil e do Hino Nacional da Turquia, o embaixador Ali Kaya Savut destacou a data nacional do país, quando em 1923 o parlamento turco aprovou a Constituição, que substituiu a otomana.
Falou das mudanças e reformas políticas, jurídicas e sociais, introduzidas pelo então presidente Mustafá Kemal Atatürk, dentre elas, o direito das mulheres turcas votarem, quando em muitos países europeus esse direito ainda não existia.
O embaixador destacou o início dos laços entre turcos e brasileiros. Em 1850, o Brasil mandou diplomatas para a Turquia, e vice-versa. Em 1876, dom Pedro II e a mulher Tereza Cristina ficaram quatro meses em Istambul. Entre 1859 e 1940, mais de 100 mil turcos emigraram para o Brasil. “A cooperação entre os dois países se desenvolveu a um ritmo sem precedentes na última década. Visitas de altos chefes de Estado de nossos países têm contribuído notadamente para esse desenvolvimento”, assegurou Ali Kaya. Segundo ele, o volume do comércio bilateral entre Turquia e o Brasil tem se expandido chegando a 2,5 bilhões de dólares por ano e cresceu 12% no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2016. Em junho último, começaram os voos de cargas semanais, além dos comerciais diários entre São Paulo (SP) e Istambul.
A promoção de turismo e de atividades culturais e cooperação acadêmica estão entre as prioridades da embaixada, de acordo com o embaixador, que lembrou o próximo concerto da Orquestra Nacional do Teatro Claudio Santoro, dia 7 de novembro próximo, no Cine Brasília, durante o qual terá a performance da flautista turca Sefika Kutluer, conhecida como “a flauta mágica”.
O embaixador disse que os destinos preferidos dos turistas na Turquia são a Capadócia e Éfeso, locais históricos do cristianismo. O setor do turismo tem experimentado um crescimento rápido nos últimos 20 anos, e constitui uma parte importante da economia turca.
Após o discurso, os convidados puderam assistir a uma chuva de fogos de artifícios que iluminou e colorou o céu por quase cinco minutos. Depois foi exibido um vídeo com imagens turísticas da Turquia e, junto, também se pôde ouvir a apresentação dos músicos Kamuran Umuzdas e Ahmet Baran, ambos da Turquia; e Shahriyar Musayev (Kamancha), do Azerbaijão.
Eles foram acompanhados pela solista da Orquestra Presidencial da República do Cazaquistão, Aigul Kossanova.
História – A Turquia é uma república constitucional democrática, localizada no sudeste da Europa e a oeste da Ásia, tendo como capital a cidade de Ancara. Tem uma antiga herança cultural. Devido à sua localização estratégica, à sua grande economia e ao seu exército, a Turquia é classificada como uma potência regional. Tem relações com o Ocidente, com presença em organizações como o Conselho da Europa, OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e do G20. É membro associado da União Europeia desde 2005.
O país também tem fomentado estreitas relações culturais, políticas e econômicas com o Oriente Médio, com os estados turcos da Ásia Central e com os países africanos através da participação na Organização da Conferência Islâmica e a Organização de Cooperação Econômica. Nos países de língua portuguesa está presente na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, com previsão em Estatuto. A Turquia possui uma economia diversificada em áreas como pecuária, mineração, indústrias e produtos agrícolas. Tem o 15º maior PIB PPC (Paridade do Poder de Compra) do mundo e o 17º o maior PIB nominal.
Vários outros aspectos marcam a relação Brasil-Turquia; a paixão pelo futebol brasileiro, refletida na grande presença de jogadores do Brasil em equipes turcas; o crescimento do turismo, impulsionado pela inauguração de voo sem escalas Istambul-São Paulo, em 2010; e o intercâmbio cultural, com exemplos que vão da literatura à teledramaturgia.