As relações entre Brasil e Argentina são estratégicas para ambos os países e para a América Latina como um todo, lembrou o deputado Alfredo Gaspar (UNIÃO-AL), em encontro com políticos argentinos.
A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) recebeu nesta terça-feira, 5, 18 jovens líderes políticos argentinos, membros do Instituto Universitário Centro de Investigação e Ação Social (CIAS), que há dez anos promove o intercâmbio de formação de políticos naquele país. Eles foram recebidos pelo deputado Alfredo Gaspar (UNIÃO-AL), que destacou a importância do diálogo para o fortalecimento das relações bilaterais.
Segundo ele, “reafirmamos o nosso compromisso com o fortalecimento do diálogo político e da Diplomacia Parlamentar como instrumentos para aproximar países e povos. Brasil e Argentina têm vocação para liderar, juntos, uma das regiões mais prósperas e pacíficas do planeta”, destacou.
Na avaliação de Gaspar, “as relações entre Brasil e Argentina são estratégicas para ambos os países e para a América Latina como um todo e a cooperação bilateral em diversas áreas é fundamental para promover o desenvolvimento econômico e social e aumentar a influência da região no cenário internacional”, afirmou.
Durante o encontro, foram discutidos temas sobre a complementariedade econômica, a influência geopolítica e os laços históricos e culturais que unem os dois países, além da cooperação presente nas mais variadas áreas de interesse comum, como comércio, serviços, produção de energia, infraestrutura, defesa, e ciência e tecnologia. Brasil e Argentina estabeleceram relações diplomáticas em 25 de junho de 1823.
Fonte: CREDN