Serão premiadas as escolas ganhadoras da última edição do programa educativo que teve como tema “Viver em harmonia com as florestas para um futuro melhor”
Escolas de todo país trabalharam a responsabilidade ambiental com alunos de 7 a 18 anos. Resultado: a construção de uma comunidade de futuros jovens engajados com o desenvolvimento sustentável. Assim, São Paulo sedia, de 23 a 25 de outubro, o encerramento da edição 2024 do FrancEcolab Brasil, um programa educativo em francês e português que visa sensibilizar os jovens sobre a importância das questões ambientais. Essa sensibilização se dá pelo desenvolvimento da educação ambiental em escolas espalhadas por todo o país, principalmente na rede pública de ensino.
Participantes da categoria Ensino Fundamental 1 foram convidados a criar uma história a respeito de uma família que vive em harmonia com a floresta. O primeiro lugar nessa categoria coube à Escola Municipal Anísio Teixeira de Niterói, Rio de Janeiro, já premiada nas duas primeiras edições do programa, e que destacou as lutas de um jovem ativista indígena. Também recebeu o prêmio especial do júri a Escola Estadual José Carlos Mestrinho de Manaus, que criou um conto a respeito das relações entre fazendeiros e povos indígenas.
Já na categoria Ensino Fundamental 2, os estudantes apresentaram slams – uma espécie de poesia falada – cujos textos poéticos e pungentes impressionaram os membros do júri. O primeiro lugar ficou com o Colégio Universitário da Universidade Federal do Maranhão, em São Luis.
A categoria Ensino Médio, que previa a realização de um programa de rádio com o tema: “”Como as sociedades humanas podem viver em harmonia com a floresta?” possui três finalistas: o Colégio Santa Maria Minas – Unidade Contagem, Minas Gerais, a Escola Suíço-Brasileira de São Paulo, e o Colégio Franco Brasileiro, do Rio de Janeiro. Os finalistas defenderão seu projeto durante a cerimônia de encerramento e de premiação na sexta-feira.
A convite da Embaixada, 6 equipes ganhadoras do concurso estarão em São Paulo de 23 a 25 de outubro para participar de atividades pedagógicas com tema das relações entre os seres humanos e as florestas:
DIA | ATIVIDADE |
Quinta 24/10 9h – 11h30 14h – 17h30 | Atividade no Parque Trianon MASP organizada pela equipe de educação ambiental da Fundação SOS Mata Atlântica, com a participação da idealizadora do projeto Natu Contos. Endereço: Parque Trianon MASP. Atividade Mural do clima, com o coordenador nacional, Lucas Romao. O Mural do clima é uma oficina colaborativa idealizada na França, que visaa aumentar a conscientização e a compreender melhor as consequências das mudanças climáticas, um grande jogo de cartas dinâmico e enriquecedor. Endereço: EFAPE – R. Joao Ramalho 1546 – Perdizes. |
Sexta 25/10 9h – 13h30 18h | Visita e apresentação da Aldeia indígena Yvy Porã Jaraguá com o cacique Márcio. Encerramento com almoço guarani. Endereço: Estrada turistica do Jaragua 3780, São Paulo. Cerimônia de encerramento e de premiação do programa FrancEcoLab 2024, transmitida ao vivo no YouTube, e seguida de um coquetel. Endereço: CEU Jaguaré – Prof. Henrique Gamba, Av. Kenkiti Simomoto, 80, São Paulo. |
Sobre o FrancEcolab – Criado em 2021, o FrancEcolab é um programa educativo plurilíngue, em francês e em português, que reúne mais de 1.000 estudantes, de 7 a 18 anos, do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, de 45 escolas públicas e privadas de todo o Brasil, que participaram de oficinas, palestras e concursos com cientistas e especialistas em educação ambiental, ao longo do ano. Ao final, os estudantes participaram do concurso FrancEcoLab, que oferece R$ 50.000 em prêmios às escolas premiadas. O patrocinador oficial que irá oferecer prêmios esse ano é a startup de EduTech Inteceleri, baseada em Belém, Pará. Encerramento do FrancEcolab Brasil 2024 23 a 25 de outubro – São Paulo
Fonte: Embaixada da França