Emmanuel Lenain é condecorado pela organização dos Jogos Olímpicos Paris 2024
Para comemorar o desempenho e participação brasileira nos Jogos Olímpicos Paris 2024, a Embaixada da França no Brasil realizou um evento, na tarde de quarta-feira (18), no consulado em São Paulo. O Presidente do Comitê Olímpico do Brasil, Paulo Wanderley, foi recebido pelo Embaixador Emmanuel Lenain e pela Cônsul-Geral da França, Alexandra Mias. Na oportunidade foi entregue para ambos a Medalha de Honra do COB.
O Time Brasil encerrou os Jogos com um total de 20 medalhas, sendo três ouros, sete pratas e 10 bronzes. Este é o segundo melhor desempenho da história do país, depois do recorde de Tóquio 2020.
“Os Jogos de Paris foram a oportunidade do Movimento Olímpico se reencontrar, já que em Tóquio 2020 não tivemos a presença do público. Os amantes do esporte também tiveram a chance, na cidade-luz, de assistir à excelência dos atletas de todo o mundo. Realmente foram Jogos inesquecíveis, que estarão sempre em nossa memória”, disse Paulo Wanderley.
O embaixador da França no Brasil destacou o êxito dos Jogos de Paris e as conquistas dos atletas brasileiros na capital francesa.
“É justo dizer que esses Jogos foram únicos. Primeiro, porque eles foram os primeiros Jogos paritários e sustentáveis da história olímpica. A França se orgulha por ter cumprido a promessa de organizar Jogos firmemente focados nos desafios do futuro. Além disso, quem não ficou encantando pelos lugares escolhidos para sediar os eventos esportivos? Poder assistir à Rayssa Leal brilhar na praça da Concordia, a Bia conquistar o ouro no Grand Palais, a Duda e a Ana Patricia ganharem a final do vôlei de praia aos pés da Torre Eiffel… essas imagens, agora gravadas na nossa memória, deram um toque muito especial aos Jogos de Paris”, falou Emmanuel Lenain.
Também estiveram presentes no evento o presidente da Confederação Brasileira de Atletismo, Wlamir Marques, os atletas olímpicos Abner Teixeira, do boxe, e Michel Augusto, do judô, além da secretária de Estado de Esportes de SP, Coronel Helena Reis, e o diretor do Centro Olímpico de São Paulo, Mário Maeda.
Fonte: Comitê Olímpico do Brasil (COB).