Embaixada saudita realizou evento em Brasília para comemorar o 94º aniversário do país e o relacionamento diplomático com o Brasil. Os dois países possuem forte comércio e têm investimentos recíprocos em crescimento.
A embaixada da Arábia Saudita no Brasil promoveu evento, na terça-feira (17), em Brasília, para celebrar o seu Dia Nacional e os 55 anos da relação diplomática com o Brasil. Em material divulgado, a embaixada informa que neste momento da aproximação do seu 94º aniversário e da comemoração do relacionamento diplomático, os laços entre os países que nunca foram tão fortes.
O embaixador da Arábia Saudita, Faisal Ghulam, recebeu os convidados no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O presidente da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, o diplomata Osmar Chohfi, foi um dos convidados presentes, assim como o secretário de África e de Oriente Médio do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, o embaixador Carlos Sérgio Sobral Duarte, que discursou na celebração.
Lideranças da embaixada
De acordo com material da embaixada, a Arábia Saudita é atualmente o maior parceiro comercial do Brasil no Oriente Médio, com um comércio bilateral de cerca de US$ 7 bilhões por ano, e com investimentos recíprocos aumentando. Players brasileiros como Embraer, BTG Pactual e Oncoclínicas expandem negócios no país árabe e os sauditas anunciaram investimentos em empresas nacionais como Vale e BRF.
Chohfi (centro) e convidadosDivulgação
Chohfi (centro) e convidados
A embaixada destaca que visitas recentes do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e do vice-presidente, Geraldo Alckmin, levaram a novos acordos nas áreas de tecnologia de defesa e agricultura, e que, em contrapartida, a Arábia Saudita trouxe seu maior fórum econômico, o Future Investment Initiative (FII), para uma edição especial no Brasil, facilitando conexões de alto nível entre empresas e governos.
Visão 2030
A embaixada também informa que no coração da transformação da Arábia Saudita está a Visão 2030, uma estratégia liderada pelo príncipe herdeiro Mohammed Bin Salman, que visa diversificar a economia saudita além do petróleo, desenvolvendo indústrias do turismo, tecnologia, energia renovável e entretenimento. Esses projetos, segundo a embaixada, abrem oportunidades para empresas brasileiras.
Fonte: ANBA