Em outra agenda, Celso Sabino também conseguiu convencer companhias aéreas a incluírem São Luís (MA) no stopover do Programa Conheça o Brasil: Voando
Empresários do setor turístico do Maranhão tiveram nesta terça-feira (20.08), em São Luís (MA), um encontro com os ministros do Turismo do Brasil, Celso Sabino, e da Jamaica, Edmund Bartlett. Os empreendedores conheceram, de perto, como a cooperação firmada entre os dois países para a promoção do turismo sustentável e resiliente impactará atividades do ramo de forma positiva e duradoura.
Por meio da parceria, será possível realizar estudos e organizar o intercâmbio de informações e profissionais. O ministro Celso Sabino explicou que também haverá a ampliação da divulgação turística conjunta, a fim de reforçar o fluxo bilateral de visitantes. “Vamos acelerar essa aproximação, fortalecendo nossos vínculos e trabalhando para termos voos regulares que favoreçam as duas nações”, pontuou Sabino.
Já Edmund Bartlett, que representa o Centro Global de Resiliência e Gerenciamento de Crises no Turismo (GTRCMC) da Jamaica, explicou que é preciso capacitar comunidades e empresas para que elas antecipem, resistam e se recuperem dos vários desafios da atualidade. Entre eles, desastres naturais, flutuações econômicas e emergências de saúde pública.
“O envolvimento da comunidade nos processos de planejamento e tomada de decisão garante que o turismo não beneficie apenas os visitantes, mas enriqueça, também, os residentes, protegendo nossos tesouros naturais e culturais”, enfatizou Bartlett.
Também presente, o governador do Maranhão, Carlos Brandão, ressaltou a importância da aproximação com a Jamaica e anunciou que pretende realizar, em São Luís, um evento internacional de reggae, com a participação de artistas jamaicanos. “Temos raízes que nos unem, e a música ajuda na atração de turistas. Essa parceria está apenas no começo”, afirmou o governador.
MTUR ITINERANTE – O encontro desta terça-feira em São Luis contou, ainda, com a apresentação de ações e projetos federais de apoio aos negócios turísticos locais.
Entre eles, o Fundo Geral de Turismo (Novo Fungetur), que permite a empreendedores privados acessar crédito até R$ 15 milhões por linha de financiamento, com juros e carência inferiores aos de mercado.
“Com esse recurso, o empreendedor pode reformar, construir, comprar equipamentos e até usar como capital de giro”, orientou Celso Sabino. O ministro do Turismo informou que, em 2023, houve um aumento de 80% nas contratações do Fungetur no Maranhão, frisando que o Fundo ainda dispõe de recursos para financiamentos no estado.
STOPOVER EM SÃO LUÍS – Ainda na capital maranhense, o ministro do Turismo promoveu uma reunião entre as companhias aéreas LATAM, Azul e a Secretaria Estadual de Turismo. Na ocasião, Sabino conseguiu convencer as empresas a incluir São Luís no stopover do Programa Conheça o Brasil: Voando.
A modalidade permitirá que turistas com voos que façam conexão na cidade possam desembarcar por um tempo no local, sem custos adicionais aos passageiros.
“O viajante poderá conhecer atrativos desse estado incrível, como, por exemplo, os Lençóis Maranhenses, recém-intitulado Patrimônio Natural da Humanidade”, apontou Celso Sabino.
Fonte: MTur