Ministra Reem Al Hashimy, teve encontro com chanceler Mauro Vieira, no qual foram abordados o acordo Emirados-Mercosul que está em negociação e a COP30 que Brasil sediará. Al Hashimy participa do G20, no Rio, onde defendeu o avanço do combate às desigualdades.
A ministra de Estado para Cooperação Internacional dos Emirados Árabes Unidos, Reem Al Hashimy, manifestou ao chanceler brasileiro Mauro Vieira o interesse do seu país de concluir as negociações comerciais com o Mercosul. Os dois ministros tiveram encontro às margens das reuniões do G20, no Rio de Janeiro. Os Emirados negociam um acordo de livre comércio com o bloco sul-americano e há expectativa de assinatura em novembro deste ano, na Cúpula do G20, no Rio.
A informação sobre o encontro de Al Hashimy e Mauro Vieira foi divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil. A pasta informa que as negociações dos Emirados com o Mercosul estão em estágio avançado. Antes dos compromissos no Rio de Janeiro, a ministra esteve em dois outros países que integram o Mercosul, o Uruguai e o Paraguai, segundo cobertura da agência de notícias Emirates News Agency.
Com Vieira, Reem também falou sobre a preparação do Brasil para sediar a COP30, em 2025, e da experiência recente dos Emirados de sediar a COP28, segundo informações do ministério brasileiro. O Brasil será sede da Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima no ano que vem em Belém, no Pará. Emirados, Azerbaijão e Brasil lançaram no começo deste ano uma parceria como países organizadores e sedes de COPs para assegurar as metas climáticas. O Azerbaijão receberá a COP29 neste ano.
A ministra Reem lidera delegação dos Emirados ao Brasil, que coincide com os 50 anos das relações diplomáticas entre os países, segundo a Emirates News Agency. Ela participou do Grupo de Trabalho de Desenvolvimento da reunião ministerial de Desenvolvimento do G20. O embaixador dos Emirados no Brasil e sous-sherpa do G20, Saleh Alsuwaidi, liderou a delegação na Força-Tarefa da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, apoiado pelo diretor do Departamento de Desenvolvimento e Cooperação Internacional do Ministério das Relações Exteriores dos Emirados, Rashed Al Hemeiri.