Evento é aberto hoje (22) na Rússia tem a participação do Brasil. Embaixador Alexey Labetskiy se diz com o resultado positivo do encontro
Educação, ciência, capacitação, tecnologia e inovação, saúde e esporte, e empreendedorismo. Esses serão os temas centrais da 10ª Cúpula da Juventude do Brics, que acontece desta segunda-feira (22) até o próximo dia 26, na cidade russa de Ulyanovsk. “Estou confiante de que a Cúpula contribuirá para uma maior aproximação entre os povos de nossos países, aumentará as parcerias dentro do BRICS e elevará a posição internacional dessa associação, disse em nota o embaixador da Rússia no Brasil, Alexey Labetskiy.
Os organizadores acreditam que a Cúpula proporcionará uma oportunidade para que jovens líderes e empreendedores dos países do grupo discutam questões atuais do nosso tempo e encontrem soluções conjuntas, diz ele. O evento reunirá jovens líderes do Brasil, China, Egito , Etiópia, Índia, Irã, Rússia, Arábia Saudita, África do Sul e Emirados Árabes Unidos.
“Cada tema está sendo trabalhado por um país membro diferente do Brics. Estamos muito felizes que o tema de educação, ciência e ilustração seja a Rússia”, disse a diretora executiva da Creative Industries Foundation da região de Ulyanovsk, Tatiana Ivshina.
Artem Miroshnikov, oficial de desenvolvimento da juventude do Território, afirma que o desenvolvimento da cooperação internacional entre os jovens é uma das áreas prioritárias da política do Território.
“Estamos realmente honrados com a confiança depositada em nós para a realização da Cúpula da Juventude do Brics. A região de Ulyanovsk tem a infraestrutura necessária para realizar eventos de grande escala como esse, e a experiência dos anos anteriores comprova isso”, disse Miroshnikov.
Além de um rico programa de negócios, um evento importante será a abertura da exposição internacional de fotos Universe Brics, que contará com a presença do piloto-cosmonauta, Herói da Federação Russa, Sergey Kud-Sverchkov.
A exposição contará com imagens tiradas da Estação Espacial Internacional e por fotógrafos em terra, retratando muitas cidades dos países do grupo: suas cores, sentimentos, segredos, eventos, patrimônio e a grandiosidade da natureza.
A Cúpula da Juventude do Brics é organizada pela Agência Federal para Assuntos da Juventude, o governo de Ulyanovsk e seu Ministério do Desenvolvimento da Juventude, o Escritório do Projeto de Cooperação Internacional da Juventude Rússia-Brics e a União da Juventude Russa.
Histórico – A Cúpula da Juventude do BRICS é um dos principais eventos em matéria de juventude durante a presidência rotativa russa no BRICS este ano. Vale a pena mencionar que a primeira Cúpula da Juventude do BRICS foi organizada pela Rússia em 2015, na qual os jovens participantes dos países do BRICS discutiram questões de interesse comum.
A agenda da Cúpula movimentada deste ano ajudará os participantes:
• a discutir e promover a cooperação cultural e educacional entre os jovens do BRICS;
• a adquirir novos conhecimentos e habilidades e a encontrar projetos conjuntos;
• a observar a cultura e as tradições únicas da Rússia e a fazer novos amigos.
O diálogo entre os jovens continua a dar uma contribuição útil para a expansão da parceria estratégica em grande escala dentro do BRICS e para a promoção da amizade, da confiança e do entendimento mútuo. Os intercâmbios para jovens são de especial importância para o BRICS.