Políticas de combate à fome e preservação das florestas são prioridades de Anne Beathe Tvinnereimque tem muitos compromissos no país a partir desta semana.
A ministra do Desenvolvimento Internacional da Noruega, Anne Beathe Tvinnereim, está no Brasil para participar, no próximo dia 24, do encontro do G20 que discutirá as bases da Aliança Global contra a Fome e à Pobreza, no Rio de Janeiro. O primeiro compromisso foi em Brasília, na quinta-feira, 18, com reuniões com a ministra Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, e a sociedade civil, além de uma visita à Embrapa Cerrados.
Após se reunir com o ministro de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, Anne Beathe Tvinnereim, vai para o lançamento da Aliança Global Contra a Fome e à Pobreza. Ela também irá à Reunião Ministerial de Desenvolvimento do G20, nos dias 22 e 23, e do evento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, no dia 24, que reunirá as trilhas de Sherpas e Finanças e contará com a presença do presidente Lula. O ministro das Finanças da Noruega, Trygve Slagsvold Vedum, também participará da reunião da Aliança Global.
Jantar – Em alusão à visita de Tvinnereim, o embaixador da Noruega no Brasil, Odd Magne Ruud, recebeu, no dia 18, convidados para uma recepção ontem na Embaixada da Noruega, em Brasília. Durante o discurso de Anne Beathe, ela destacou a cooperação entre os dois países e os esforços do Brasil na redução do desmatamento na Amazônia. “Nosso relacionamento se estende amplamente e passa por uma das lutas que tem o meu coração, como os direitos humanos, a luta contra as mudanças climáticas e, por fim, nossa luta comum contra o fome e a insegurança alimentar”, comentou.
“A Noruega e o Brasil têm uma amizade profunda e douradora. Apesar de um clima muito diferente, temos muito em comum: Um grande compromisso com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente, uma firme defesa dos direitos humanos, e uma forte convicção na cooperação internacional e na diplomacia”, afirmou Ruud.
O evento contou com a presença da ministra de Gestão e Inovação dos Serviços Públicos, Esther Dweck, do embaixador Andre Correa do Lago, da ministra do STJ, Maria Thereza de Assis, do presidente do IBAMA, Rodrigo Agostinho, da coordenadora-residente das Nações Unidas no Brasil, Silvia Rucks, da secretária-geral no Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), Rosa Lemos, do diretor-executivo da Transparência Internacional, Bruno Brandão, secretário-adjunto da Presidência da República, Gabriel Lui, e do gerente de relações institucionais do Fundo Amazônia do BNDES, Rodrigo Tosta, além de embaixadores e representantes diplomáticos.
Após a passagem pela capital federal, a ministra seguiu para Santarém (PA) para uma visita ao território indígena Kumaruara e para a inauguração do Ecocentro da Sociobioeconomia, pertencente ao Projeto do Saúde & Alegria, que é financiado pelo Fundo Amazônia.
A ministra fez ainda uma visita ainda à Floresta Nacional do Tapajós, onde conhecerá iniciativas de manejo florestal e os esforços de conservação, ao lado da ministra do Clima e Meio Ambiente do Brasil, Marina Silva, e a ministra do Desenvolvimento da Alemanha, Svenja Schulze.
“Apreciamos a parceria bilateral sobre clima e florestas que temos com o Brasil e faço um elogio ao governo Lula por reduzir o desmatamento na Amazônia pela metade após assumir o cargo. Essa é a melhor notícia global sobre clima e natureza que recebemos há muito tempo. No campo da segurança alimentar, acreditamos que a agricultura familiar é essencial para alimentar as pessoas no mundo. Não podemos pensar em um sistema de produção inovador e resiliente ao clima sem considerar as pessoas que cultivam esses alimentos”, afirmou. Tvinnereim.
Finalizando o discurso, Anne revelou pontos comuns diante das diferenças. “Se você olhar além de tudo isso, verá que compartilhamos muito em comum, como os valores fundamentais, a democracia, uma ordem baseada em regras e um desejo incansável de combater a desigualdade e promover o desenvolvimento sustentável globalmente”, finalizou.