Saleh Al Suwaidi, embaixador dos Emirados Árabes Unidos no Brasil e Sous-Sherpa do G20, lideraram delegação do país no encontro
Os Emirados Árabes Unidos participaram, nesta segunda-feira (08), da 3ª reunião de Sherpas do Grupo dos 20 (G20) o após receberem um convite da presidência brasileira do G20. Este é o terceiro ano consecutivo em que os EAU participam do encontro. Saleh Al Suwaidi, Embaixador dos Emirados Árabes Unidos no Brasil e Sous-Sherpa do G20, lideraram missão do país na reunião.
O encontro destacou os desenvolvimentos no G20 Finance Track, bem como o progresso feito na força-tarefa para estabelecer uma aliança global para combater a fome e a pobreza e as mudanças climáticas. A reunião também discutiu o papel do G20 na mitigação das tensões geopolíticas testemunhadas pela comunidade internacional. Além disso, Al Suwaidi ressaltou o compromisso dos Emirados Árabes Unidos com colaborações e parcerias internacionais para alcançar uma paz duradoura.
A participação dos EAU no G20 reflete o compromisso inabalável do país com a cooperação multilateral e as prioridades internacionais em todos os setores. Nesse sentido, os Emirados Árabes Unidos se dedicam a apoiar a agenda global e, ao mesmo tempo, a estabelecer parcerias que beneficiarão a comunidade internacional e as gerações futuras.
Os EAU enfatizam a participação ativa em fóruns e organizações internacionais, engajando-se em um diálogo construtivo que é aprimorado por meio de plataformas ativas que representam economias emergentes e em desenvolvimento em nível global.
Os Emirados demonstraram contribuições significativas e eficazes alinhadas às prioridades do G20 durante sua participação como país convidado na França em 2011, na Arábia Saudita em 2020, na Indonésia em 2022 e na Índia em 2023.
A reunião destacou os desenvolvimentos no âmbito da Via Financeira do G20, bem como os progressos alcançados no grupo de trabalho para estabelecer uma aliança global para combater a fome e a pobreza, além de um grupo de trabalho para combater as alterações climáticas.
Durante o evento também se discutiu o papel do G20 na mitigação das tensões geopolíticas testemunhadas pela comunidade internacional. Além disso, Al Suwaidi sublinhou o compromisso dos EAU com colaborações e parcerias internacionais para alcançar uma paz duradoura.
A participação dos EAU no G20 reflete o compromisso constante do país com a cooperação multilateral e as prioridades internacionais em todos os sectores. A este respeito, os EAU estão empenhados em apoiar a agenda global, ao mesmo tempo que estabelecem parcerias que beneficiarão a comunidade internacional e as gerações futuras.
Fonte: Ministério da Relações Exteriores dos Emirados Árabes Unidos.