Ministérios das Relações Exteriores registra os 50 anos da amizade entre o Brasil e as duas nações
O vínculo diplomático com Omã foi estabelecido em 3 de julho de 1974. Em 2009, o Brasil inaugurou sua embaixada residente em Mascate. Em 2010, foi aberta a embaixada omani em Brasília, a primeira missão diplomática do país na América Latina.
Os laços entre os dois países caracterizam-se por expressiva vertente econômica, com elevada magnitude de investimentos recíprocos, em especial na área de mineração, e com relevante fluxo comercial, próximo a US$ 2 bilhões em 2023. Brasil e Omã compartilham interesse na promoção de uma ordem internacional mais próspera e justa, com prevalência da paz e do desenvolvimento inclusivo e sustentável.
Já as relações diplomáticas entre o Brasil e os Emirados Árabes Unidos foram estabelecidas em 10 de junho de 1974 e desde então os vínculos bilaterais evoluíram em robusta parceria estratégica, abrangendo os campos político, econômico e cultural.
O Brasil estabeleceu sua embaixada em Abu Dhabi, em 1978, enquanto os EAU abriram sua primeira embaixada na América Latina em Brasília, em 1991. Essa presença diplomática foi expandida com o estabelecimento do consulado emirático em São Paulo, em 2017.
A força do relacionamento bilateral é evidenciada pela frequência de visitas oficiais de alto nível. Em 2023, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou os EAU em duas ocasiões. Em abril, encontrou-se com o presidente dos EAU, Sua Alteza, xeique Mohammed bin Zayed Al Nahyan. Em seguida, em dezembro de 2023, participou da COP28, em Dubai.
A parceria estratégica entre o Brasil e os EAU facilita a extensa cooperação governamental e de investimentos, englobando setores diversos tais como tecnologia, turismo, cultura, espaço, comércio e energia renovável. A parceria estende-se para além dos marcos bilaterais, por meio de ações conjuntas em terceiros países.