Hoje (26) tem a projeção do filme A Patroa, lançamento da tradução do livro que inspirou o longa e bate-papo com a autora.
O romance La Darone ou A Patroa, como foi traduzido em português, recebeu dois grandes prêmios da literatura policial: o Prix du Polar Européen e o Grand Prix de Littérature Policière. O livro foi adaptado para o cinema com um roteiro coescrito pela autora Hannelore Cayre e tendo Isabelle Huppert no papel principal.
A Patroa conta a história de Patience Portefeux, uma especialista em língua árabe que presta serviço à justiça francesa. Traduzindo conversas de traficantes grampeados em escutas telefônicas, ela trabalha o quanto pode para garantir sozinha o sustento das filhas e os custos da mãe que está internada em uma clínica para idosos.
Quando um incidente a torna a única pessoa a saber o paradeiro de uma grande carga de drogas, Patience percebe que sua posição a deixa sempre um passo à frente da polícia e dos criminosos e decide tirar vantagem disso. Com a perspectiva de resolver seus problemas imediatos e quem sabe, resgatar uma vida de luxo perdida, ela entra para o mundo do crime e se torna « A PATROA ».
Serviço:
A Patroa – de Hannelore Cayre, Jean-Paul Salomé. 2020. França. Romance policial, 14 anos.
19h: Projeção do filme / 20h45-21h30: Bate-papo com Hannelore Cayre, com mediação de
Berttoni Licarião
Sala Le Corbusier – Embaixada da França – SES Qd 801
Fonte: Embaixada da França