Surpresa marca Dia Nacional do Grão-ducado neste domingo (23). No Brasil, a data foi celebrada antecipadamente em Brasília
O Grão-Duque Henrique do Luxemburgo, de 70 anos, surpreendeu com anúncio de abdicação em favor do filho Guilherme, de 42 anos, que assume em outubro. O grão-duque Henrique assumiu o trono em 2000. Em Brasília, a embaixadora Beatrice Kirsch comemorou a data antecipadamente, no dia 21, na casa de festa Villa Rizza. A diplomata, em seu discurso, citou os luxemburgueses que vivem no Brasil, a tragédia no Rio Grande do Sul, as guerras pelo mundo e o intercâmbio comercial bilateral.
Embaixadora de Luxemburgo no Brasil, Béatrice Kirsch, sublinhou os fortes laços entre o Luxemburgo e o Brasil, abordando brevemente as relações entre os países que cresce progressivamente ao longo dos anos, principalmente no âmbito econômico. Luxemburgo é um dos membros fundadores da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço, da Comunidade Europeia da Energia Atómica e da Comunidade Económica Europeia. Segundo a diplomata, o Brasil país que abriga a terceira maior Diáspora luxemburguesa no mundo.
Beatrice comentou sobre as tristes guerras que ocorrem no mundo ¨Luxemburgo apoia os esforços da comunidade internacional para encontrar uma solução pacífica para esses conflitos. Como o Brasil está fazendo também – pois compartilhamos os mesmos valores de democracia, liberdade, direitos humanos e respeito ao direito internacional”, enfatizou a embaixadora.
A embaixadora reiterou o total apoio do Luxemburgo à Ucrânia na sua luta contra a agressão russa, e lembrou do sofrimento em Gaza e das tristes enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul no último mês.
A Secretária de Europa e América do Norte do Itamaraty, Maria Luisa Escorel de Moraes, iniciou seu discurso elogiando a rica história do país europeu, enfatizando a deslizante cidade de Luxemburgo, declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco e lembrou do Castelo de Viaunden, eleito um dos mais bonitos do mundo.
Reforçou que Luxemburgo, apesar ser pequeno em território, é um grande país no concerto das nações. “Membro fundador das Nações Unidas e força motriz na integração europeia, Luxemburgo vem deixando marcas construtivas na história mundial e local de nascimento de Robert Schuman, o nome por trás da famosa declaração que foi a base para o surgimento da União Europeia”.
Segundo Escorel, Brasil e Luxemburgo “compartilham laços históricos, culturais e pessoais, realçando ainda a crescente comunidade brasileira residente de Luxemburgo, contribui para fomentar ainda mais a interação cultural e a compreensão mútua”.