Embaixador Zurab Mchedlishvili mostra um pouco do seu país e ressalta o avanço das relações com o Brasil no aniversário de 106 anos da Independência
O embaixador da Geórgia no Brasil, Zurab Mchedlishvili, comemorou, no dia 23, no Clube Naval, em Brasília, o 106º aniversário da Independência do Estado da Geórgia. Em sua fala, o diplomata enfatizou que o governo georgiano valoriza muito a parceria com o Brasil, “baseada no respeito mútuo e na amizade”. Lembrou, com alegria, que no ano passado foram celebrados os 30 anos de relações bilaterais com cooperação conjunta e conquistas importantes em muitos setores. O evento contou a presença do Ministro do Turismo Celso Sabino.
Zurab Mchedlishvili, em seu discurso, disse ser uma grande honra representar seu país “nesta terra incrível, onde já conquistei meus amigos e parceiros, e onde afirmo, com certeza, que este país já ocupa um lugar especial em meu coração”. O embaixador se refere ao tempo que passou no Brasil como diplomata, e agora ter retornado como chefe de missão. De acordo com o diplomata, as conquistas bilaterais são baseadas em valores comuns que nos unem apesar de nossa distância geográfica.
O Embaixador falou sobre a intensa relação comercial e econômica entre a Geórgia e o Brasil, mencionou a visita Ministro das Relações Exteriores da Geórgia, Ilia Darchiashvili, oficial a Brasília, onde manteve uma importante reunião com o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira.
Em seu discurso, Zurab Mchedlishvili também lembrou que o Brasil é o único país da região latino-americana que tem embaixada na Geórgia desde 2010, e que é grato pelo apoio inabalável brasileiro à soberania e integridade territorial georgiana dentro de suas fronteiras internacionalmente reconhecidas. “Temos muitas coisas em comum que unem as nossas nações e isso inclui, é claro, o nosso amor especial pelo folclore, música, dança e futebol”, completou.
No evento, discursaram ainda o Diretor do Departamento de Europa do Ministério das Relações Exteriores, ministro Flavio Goldman e o Presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Geórgia, Claudio Cajado, que enviou um vídeo com seu depoimento.
O Ministro Flavio Celio Goldman, ressaltou que “desde o estabelecimento das nossas relações diplomáticas, 30 anos atrás, nossos países cultivaram uma parceria estreita e avançaram conjuntamente em diferentes áreas, incluindo a cooperação política bilateral e multilateral, as relações comerciais, o relacionamento interparlamentar, entre outras”.
Goldman lembrou que no passado, em 2023, pela primeira vez em quase uma década, foi retomada a reunião de consultas sobre as nossas políticas bilaterais, mecanismo essencial para definir as prioridades e para orientar a relação e a cooperação entre as duas nações. Além disso, o Brasil reconhece a Geórgia como um importante parceiro econômico e regional. “Nosso fluxo comercial atingiu, no ano passado, um montante recorde de mais de 400 milhões de dólares”.
“É de interesse dos nossos países continuar a aumentar esses números de forma sustentável e equilibrada, considerando o papel fundamental que a Geórgia desempenha na ligação entre a Europa e a Ásia, e estamos empenhados em aprofundar e reforçar os nossos laços econômicos”, disse Goldman.
Vinho e Comida típica Georgiana
A Embaixada da Georgia, com a atração, trouxe músicos do país e um chef de cozinha que preparou comida típica, uma mostra da gastronomia local e os vinhos que são conhecidos como um dos melhores do mundo. Roupas típicas e apresentação do potencial turístico por vídeo também fizeram da comemoração do Dia Nacional. A Independência do país é comemorada anualmente em 26 de maio em alusão ao mesmo dia em que aconteceu, no ano de 1918. A República Democrática da Geórgia, por sua vez, foi criada neste mesmo dia, após a Revolução Russa de 1917.