Embaixada do Cazaquistão realiza mesa redonda sobre o centenário de nascimento dos mártires de guerra
Servir a Pátria, Defender a Pátria”. Esse foi o tema da uma mesa redonda na sede da Embaixada do Cazaquistão, em Brasília, por ocasião do centenário do nascimento dos destacados comandantes-heróis soviéticos e cazaques da União Soviética e heróis do povo do Cazaquistão Sagadat Nurmagambetov (1924-2013) e Rakhimzhan Koshkarbayev (1924-1988).
O evento foi dedicado às façanhas e memória dos heróis cazaques e programado para comemorar o Dia da Vitória – 9 de maio. O encontro contou com a presença de membros do Fórum de Amizade Cazaquistão-Brasil, representantes da mídia local e estudantes. Antes do encontro, os participantes homenagearam a memória das vítimas da Segunda Guerra Mundial com um minuto de silêncio.
Em seu discurso de boas-vindas, o embaixador do Cazaquistão no Brasil, Bolat Nussupov, falou sobre a participação dos cazaques na Segunda Guerra Mundial, sua valiosa contribuição para a vitória, e também destacou as façanhas dos heróis cazaques, cujo aniversário o Cazaquistão comemora este ano. O Embaixador enfatizou que o Cazaquistão honra especialmente a memória das vítimas da guerra, que afetou todas as famílias dos países. Presidente do Fórum de Amizade Cazaquistão-Brasil, o ex-senador Ulisses Riedel e o vice-presidente da Associação Brasileira de Jornalistas “Abrajinter” Milton Atanasio, valorizaram muito a contribuição do povo soviético para a vitória sobre o nazismo e o heroísmo especial dos defensores na luta contra os invasores fascistas, falou sobre a participação do Brasil na coalizão anti-Hitler.
Os palestrantes brasileiros observaram que o Dia da Vitória na Grande Guerra Patriótica não é apenas uma data histórica e um lembrete do preço que os povos pagaram pela paz e pelo progresso. O Dia da Vitória também serve de alerta contra o surgimento de um novo perigo, que pode se tornar o último para a humanidade. Durante o evento, foram feitas apresentações da vida, façanhas e conquistas dos heróis da Segunda Guerra Mundial e heróis nacionais do Cazaquistão – Sagadat Nurmagambetov e Rakhimzhan Koshkarbayev, e um documentário sobre a participação dos cazaques na Segunda Guerra Mundial foi mostrando. Ao final da reunião, os participaram deram sua contribuição em relação à importância de união entre os povos.