A amizade que será fortalecida com a recuperação de áreas degradadas
Por Ana Dubeux / Correio Braziliense
Brasil e Japão celebram, em 2025, 130 anos de relações diplomáticas. Nos primeiros dias de maio, o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, chega a Brasília. Além de fortalecer os laços de amizade, estão nos planos do país ações concretas de parceria com o Brasil, especialmente na área de meio ambiente. Já está em negociação a participação no programa de recuperação de terras degradadas. Segundo os dados do governo brasileiro, 159 milhões de hectares do território nacional estão ocupados por pastagens, dos quais 78% estão sob degradação intermediária ou severa.
Recuperação
Por meio da Agência Internacional de Cooperação Japonesa, o governo de Kishida pretende compartilhar a sua expertise em reaproveitamento de terras e, assim, contribuir com o desmatamento no Brasil. Duramente atingido pela degradação ambiental, o Cerrado ganhará relevância nesse esforço de sustentabilidade.
Alma de artista
Essas iniciativas ambientais foram detalhadas ao Correio pelo embaixador Teiji Hayashi. O diplomata também comentou os atentados de 8 de janeiro. Artista plástico, lamentou profundamente a destruição de obras e artes e elogiou o trabalho de recuperação do material. Citou, especialmente, a tela “Os bandeirantes de ontem e de hoje”, do pintor japonês Massanori Uragami. Ele citou reportagem do Correio descrevendo o processo de recuperação do quadro. Na residência oficial do embaixador, as paredes expõem diversos desenhos em estilo suibokuga, feitos pelo próprio embaixador Hayashi.
Mergulho nipônico
Enquanto a programação para celebrar os 130 anos da relação entre Brasil e Japão é concluída, os brasilienses podem dar um mergulho na cultura nipônica em uma programação que se estende por todo este ano. O evento mais aguardado é o Anime Summit, de hoje a domingo no Parque da Cidade – em uma homenagem ao aniversário de Brasília. O embaixador Hayashi estará presente no sábado, dia 20, ao meio-dia. No Museu de Arte de Brasília, está em cartaz até o dia 28 a exposição DO: a caminho da virtude. Além de admirar artes visuais, o público poderá assistir a apresentações de artes marciais, como aikidô, karatê e judô.