O 125º aniversário de Kanysh Satbayev foi comemorado na sede diplomática em Brasília por iniciativa do embaixador Bolat Nussupov
Uma mesa redonda dedicada à vida do acadêmico e ao desenvolvimento moderno da ciência e da geologia no Cazaquistão, Kanysh Satbayev, foi realizada, nesta quarta-feira (10), na sede da embaixada do Cazaquistão no Brasil, em um formato híbrido . O evento fez parte da celebração do seu 125º aniversário do seu nascimento e foi programado para coincidir com os feriados profissionais – Dia do Geólogo e Dia da Ciência, que são comemorados no Cazaquistão em abril deste ano. A reunião contou com a participação de trabalhadores e especialistas de renome dos dois países no campo da economia, geologia e indústrias extrativas.
Durante o evento, os discursos de boas-vindas e os relatórios foram feitos pelo Embaixador do Cazaquistão no Brasil Bolat Nussupov, Presidente da Câmara de Comércio e Indústria “Brasil-Cazaquistão” Cassiano Pereira Viana, Presidente do Fundo Brasileiro de Pesquisa Mineral José Lenzi, além de especialistas renomados no campo da geologia e da indústria de mineração do Cazaquistão, Anvar Boranbayev e Kanat Kudaibergen.
O embaixador Bolat Nussupov, em seu discurso, falou sobre o desenvolvimento moderno da ciência no Cazaquistão e destacou o papel histórico do acadêmico Kanysh Satbayev na formação e no reconhecimento internacional da geologia nacional, que é um dos principais setores da economia que contribui para o progresso econômico de nosso país.
Bolat concentrou a atenção dos convidados nas principais mensagens do presidente do Cazaquistão, Kassym-Jomart Tokayev, feitas por ele na reunião do ano passado com os veteranos do setor geológico do Cazaquistão. Em particular, na opinião de nosso Chefe de Estado, a geologia precisa de um novo impulso, especialmente em termos de exploração e estudo abrangente do subsolo.
Na opinião dos palestrantes, Kanysh Satbayev era um cientista de renome mundial que fez uma contribuição inestimável para o desenvolvimento da geologia nacional como ciência. Além disso, foi observado que o acadêmico Satbayev participou do desenvolvimento e da implementação de projetos grandiosos no Cazaquistão, que ainda têm impacto econômico positivo para nosso país.
Os participantes da mesa redonda, em sua maioria, destacaram o desenvolvimento científico no Cazaquistão e o intenso progresso científico e tecnológico no país, o que é confirmado pela implementação de uma série de projetos nacionais que estabelecem tarefas para aumentar o número de cientistas fortes em absolutamente todas as esferas. Os convidados e especialistas do evento trocaram opiniões, avaliaram positivamente o papel consolidado da liderança do país, desejaram sucesso e prosperidade ao povo do Cazaquistão no caminho das reformas e dos projetos de grande escala.