No Brasil, o feriado da nova estação, o Naurys, foi festejado com desfile de moda
O colorido da primavera também coloriu a sede da embaixada do Cazaquistão nesta sexta-feira (22) com um desfile de roupas nacionais de seda dos povos da Ásia Central da marca cazaque Nomad Threads.
O evento foi organizado pela embaixatriz do Cazaquistão Gulnaziya Nussupova, em conjunto com o Grupo de Cônjuges de Chefes de Missões Diplomáticas (GCCM), que reúne mais de 70 membros entre cônjuges de embaixadores de países estrangeiros e chefes de organismos internacionais credenciados no Brasil.
A coleção de seda de verão foi feita especialmente para o desfile no Brasil e se tornou a personificação da simbiose entre tradições folclóricas e elementos da arte e do design da costura moderna, característicos dos povos da Ásia Central.
Em seu discurso, Gulnaziya Nussupova falou sobre a história e as tradições da celebração de Nauryz nos países da Ásia Central, e também apresentou a cultura milenar do vestuário nacional da região.
O evento, realizado sob o lema “A Nova Rota da Seda da Moda e do Design no Brasil”, contou com a presença de representantes do meio intelectual brasileiro, da mídia e das esposas de chefes de missões diplomáticas de estados estrangeiros. A demostração de uma coleção de ternos de seda de design ultramoderno despertou grande interesse entre os convidados do evento, como comprovam inúmeros comentários.
Cabe destacar que o espetáculo foi acompanhado pela dança cazaque “Qamajai” do grupo infantil da Embaixada, bem como por obras musicais nacionais interpretadas pelo flautista cazaque Anuar Temirov e pela pianista norte-americana Jennifer Heemstra. Seguindo a tradição da Embaixada do Cazaquistão, no final do evento, os ilustres convidados foram presenteados com os mais variados pratos da cozinha nacional.