Embaixadora Bettina Cadenbach acompanha missão alemã ao Itamaraty. Linha de financiamento será de até 65 milhões de euros, para três áreas temáticas de sustentabilidade
A Secretária de Estado do Ministério da Economia e Ação Climática da Alemanha, Franziska Brantner, e a embaixadora Bettina Cadenbach tiveram, nesta sexta-feira (08), o terceiro encontro entre autoridades alemãs e brasileiras neste governo. Elas foram recebidas pela Secretária-Geral, embaixadora Maria Laura da Rocha, na sede do Itamaraty.
Na ocasião, conversaram sobre transição energética sustentável e sobre parceria no combate à mudança do clima, sobretudo no âmbito da Iniciativa Internacional do Clima (IKI), promovida pelo governo alemão, além de temas bilaterais.
Como parte da parceria para uma transformação ecológica e socialmente justa, o governo da Alemanha convidou o governo brasileiro a desenvolver conjuntamente uma chamada de projetos no âmbito de sua Iniciativa Internacional do Clima (IKI). Essa linha de cooperação foi reativada após mais de cinco anos sem chamadas bilaterais e deverá apoiar prioridades específicas do Brasil derivadas da Convenção-Quadro sobre Mudança do Clima e de seu Acordo de Paris, bem como da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB).
O volume de financiamento disponibilizado pelos Ministérios federais alemães – Economia e Ação Climática (BMWK), Meio Ambiente, Proteção da Natureza, Segurança Nuclear e Proteção do Consumidor (BMUV) e do Exterior (AA) – será de até 65 milhões de euros, para três áreas temáticas: descarbonização dos setores industriais intensivos em emissões no Brasil (até 25 milhões de euros); combate ao desmatamento em biomas não amazônicos (até 30 milhões de euros); e cidades sustentáveis e resilientes (até 10 milhões de euros). A chamada de projetos IKI Brasil prevê a seleção de propostas finalistas, a serem anunciadas no final do segundo semestre de 2024.
Fonte: MRE