Entrega foi feita pela embaixadora Elizabeth Frawley Bagley e equipamentos apoiarão os esforços do Ibama na proteção ambiental no Brasil
A Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil, doaram, nessa segunda-feira (4), 30 óculos de visão noturna e 44 computadores portáteis para apoiar os esforços do Ibama na proteção ambiental no Brasil. Os óculos solicitados pela agência ambiental serão utilizados pelo Grupo de Fiscalização Especializada (GEF), enquanto os computadores vão impulsionar atividades de inspeção ambiental remota, empregando geotecnologias avançadas, como imagens de satélite e bancos de dados espaciais.
A doação faz parte do Programa de Cooperação do Cone Sul do Departamento de Estado dos EUA, Bureau de Narcóticos Internacionais e Aplicação da Lei e foi viabilizada por meio do apoio ao projeto CRIMFLO – Fortalecimento da Resposta do Sistema de Justiça Criminal aos Crimes Florestais, implementado pela unidade de prevenção a crimes ambientais do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) no Brasil.
“Essa tecnologia irá fortalecer a capacidade do Ibama de combater atividades ilegais que degradam o meio ambiente”, ressaltou a embaixadora dos EUA, Elizabeth Frawley Bagley. “Ao fornecer esses equipamentos, estamos demonstrando nosso compromisso de trabalhar em parceria para apoiar o Brasil na proteção dos seus recursos naturais para as gerações futuras”.
A entrega desses equipamentos representa um marco significativo na colaboração entre o Ibama e o governo norte-americano, solidificando seu compromisso mútuo de preservar a biodiversidade e os ecossistemas brasileiros. Além da embaixadora Bagley, a cerimônia contou com a presença do presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, da representante do escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), Elena Abbati, e do adido interino do Serviço de Peixes e Vida Selvagem, Alec Crook, solidificando ainda mais os laços entre as nações na proteção do meio ambiente.