Sergey Lukashevich discursa sobre diplomacia, economia, eleições, desenvolvimento, BRICS e Ucrânia para representantes da mídia.
Belarus completa o seu 105º aniversário do serviço diplomático moderno em 2024. Para celebrar a data, o embaixador do país no Brasil, Sergey Lukashevich e esposa Milena Lukashevich organizaram um almoço especial para os convidados. Participaram 30 jornalistas da Associação Brasileira de Jornalistas Internacionais, ABRAJINTER. O diplomata iniciou a fala lembrando da entrada de Belarus como membro Nações Unidas na ONU em 1945.
Segundo Sergey Lukashevich as principais tarefas do serviço diplomático belarusso permaneceram inalteradas: defesa da soberania e da independência, defesa dos interesses nacionais e dos direitos legítimos do Estado, prevenção da discriminação na arena internacional, garantia do desenvolvimento econômico externo sustentável e promoção de uma ordem mundial justa. a República de Belarus estabeleceu relações diplomáticas com 183 países do mundo
Em relação aos resultados da cooperação entre Belarus e o Brasil em 2023, Sergey Lukashevich anunciou que o volume de negócios entre os dois países totalizou US$ 378,6 milhões no ano do passado. Fertilizantes de potássio e nitrogênio, inseticidas e herbicidas tradicionalmente formavam a base das exportações de Belarus, de acordo com o embaixador. “As exportações brasileiras eram baseadas em produtos agrícolas especialistas preveem que, em 2024, Belarus voltará a ser um dos três principais fornecedores de cloreto de potássio para o setor agrícola no Brasil.”, afirmou.
Eleições 2024
Sobre as próximas eleições parlamentares em Belarus, que serão realizadas em 25 de fevereiro, Sergey Lukashevich, disse que “o país está seguindo o caminho do Brasil e convidando organizações e associações regionais para abrir a observação eleitoral, que será tradicionalmente organizada por meio da Comunidade dos Estados Independentes, da Organização do Tratado de Segurança Coletiva, do Estado da União de Belarus e da Rússia e da Organização para Cooperação de Xangai, além de observadores independentes”. Em Belarus o mandato dos deputados de Belarus é de 5 anos. delegados da Assembleia Popular. Estamos
BRICS
Sobre o interesse de Belarus em fazer parte do BRICS , Lukashevich destacou que em maio de 2023, foram enviadas mensagens aos chefes dos Estados membros do grupo com o pedido da parte belarussa para ingressar no BRICS. Belarus está interessada em desenvolver a interação com o Brasil não apenas no âmbito bilateral, mas também no âmbito deste grupo.
Sobre a cordialidade de Belarus
“O povo belarusso sempre se caracterizou por sua abertura e cordialidade. Um exemplo vívido é a introdução de um regime de isenção de visto para que cidadãos da Lituânia, Letônia e Polônia, bem como pessoas com status de não cidadãos da Letônia, entrem em Belarus a partir de 2022”, discursou o embaixador.
Ucrânia
Em relação à posição de Belarus sobre a situação na Ucrânia, Lukashevich enfatizo que Belarus não está participando de uma operação militar especial na Ucrânia. “Isso se tornou óbvio para todos que têm alguma compreensão da situação em nossa região”, disse. De acordo o diplomata, com os últimos dados oficiais, mais de 300 mil refugiados da Ucrânia chegaram a Belarus desde 2014 e foram aceitos pelo nosso país. Os cidadãos da Ucrânia, que receberam proteção adicional como refugiados, têm direito a assistência médica, emprego e educação em pé de igualdade com os cidadãos da República de Belarus. “Não há crianças estrangeiras, Belarus trata crianças ucranianas de forma aberta e nobre”, garantiu. Lukashevich citou os programas do fundo beneficente que leva o nome de Aliaksei Talai.
Economia
Sobre o desenvolvimento socioeconômico de Belarus, o embaixador afirmou que, apesar de toda a turbulência global, o país continua seu desenvolvimento estável. De acordo com ele, são os resultados de 9 meses de 2023. “O produto interno bruto (PIB) de Belarus cresceu 3,8%. A taxa de inflação foi de 3,7%, o desemprego caiu para 3,6% e volume da produção industrial aumentou em 8,1%, relatou.
Participaram do encontro jornalistas da TV Record, Rede Globo, SBT, Metrópoles, Correio Braziliense, Jornal de Brasília, O Mundo Diplomático, Mais Goiás, Radar Digital, Embassy News, Brasília in Foco, Jornal de Taguatinga , EBC, Assessores parlamentares da Câmara e do Senado e de alguns ministérios.