Hidrogênio verde, inovação, tecnologia, cooperação científico e e o bicentenário da imigração alemã no Brasil foram os temas do encontro
A embaixadora da Alemanha no Brasil, Bettina Cadenbach, reuniu-se com o governador Eduardo Leite recebeu, nesta terça-feira (16/1), no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Esta foi a primeira visita oficial ao Rio Grande do Sul desde que a diplomata assumiu o cargo em setembro. A embaixadora foi recebida com honras militares na sede do Executivo.
O governador e a embaixadora, durante o encontro, falaram sobre a aproximação entre o Rio Grande do Sul e a Alemanha em pautas como produção de hidrogênio verde, inovação, tecnologia e cooperação científica. Leite disse que a agenda da transição energética está muito presente no Estado e que o governo trabalha para avançar no setor de hidrogênio verde.
“Hoje, 80% da nossa energia é de fontes renováveis. Acreditamos que o Rio Grande do Sul tem um grande potencial na área e condições competitivas para a produção de hidrogênio verde, com uma grande demanda interna”, afirmou o governador. “Contratamos uma consultoria e estamos desenvolvendo um projeto para viabilizar a produção. Sabemos que a Alemanha está trabalhando muito nesse tema também, e por isso a nossa aproximação é importante”, completou.
O bicentenário da imigração alemã no Brasil, celebrado neste ano, também foi assunto da conversa. Bettina destacou a grande comunidade alemã estabelecida no Rio Grande do Sul e disse que as comemorações, além de olharem para as relações do passado, também têm como objetivo a aproximação com a Alemanha do presente e do futuro.
Também participaram da agenda o novo cônsul da Alemanha no Estado, Marc Bogdahn; o secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos; Fabricio Peruchin; o chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil estadual, coronel Luciano Boeira; e os secretários-adjuntos da Casa Civil, Gustavo Paim, e de Desenvolvimento Econômico, Derly Fialho.
Fonte: Governo do Rio Grande do Sul