O tratado prevê também fortalecer parcerias em comércio e investimentos e promover o desenvolvimento sustentável
O Governo do Estado de São Paulo oficializou, na sexta-feira (12), um memorando de entendimento com o Reino Unido para mitigação e adaptação das mudanças climáticas, incluindo energia renovável, por meio do Marco de Colaboração São Paulo-Reino Unido (SP-UK Collaboration Framework).
O Governador Tarcísio de Freitas recebeu a Embaixadora do Reino Unido no Brasil, Stephanie Al-Qaq, no Palácio dos Bandeirantes, para efetivar a parceria que também inclui colaboração nas áreas de comércio e investimento, pesquisa e tecnologia (inclusive em saúde). Para além dessas áreas, o Reino Unido e o Estado de São Paulo vão trabalhar juntos para mobilizar investimentos verdes, serviços, tecnologia e experiências para a implementação do Plano de Ação Climática do Estado de São Paulo.
“Nós temos diversas ações importantes nas áreas de energia renovável, tecnologia e biogás. Como exemplo, ressalto os ousados programas de reflorestamento e de descarbonização do Estado de São Paulo. A gente poderá avançar ainda mais a partir deste memorando de entendimento, com novos investimentos e parcerias entre o Reino Unido e São Paulo”, declarou o governador Tarcísio de Freitas.
Também estiveram presentes no encontro o secretário de Negócios Internacionais, Lucas Ferraz e o secretário da Casa Civil, Arthur Lima.
“Estou muito contente por ter encontrado, mais uma vez, o governador Tarcísio e dar continuidade às discussões sobre como o Reino Unido pode apoiar o governo do Estado a alcançar sua ambição de atrair mais investimentos, gerar mais empregos e avançar com a agenda de crescimento verde de São Paulo”, ressaltou Stephanie Al-Qaq, embaixadora britânica no Brasil.
Como primeiro passo para o apoio na implantação do Plano de Ação Climática, foi anunciado o UK PACT Country Fund, programa que visa a capacitação técnica para a atração de investimentos privados a projetos relacionados ao tema.Acompanhando a embaixadora estavam o diretor de Comércio e Negócios no Brasil, Martin Whalley; a assessora de Políticas de Clima e Meio Ambiente, Ana Julia Santiago; e o analista político Felipe Augusto Morales.
Fonte: Escritório de Negócios Internacionais de São Paulo.