Senador Carlos Viana diz que país pode ajudar Brasil na busca a terroristas
Em missão oficial em Israel, integrantes do Congresso brasileiro se reuniram, nesta quinta-feira (7), com o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores Lior Ben Dor e membros do alto escalão do governo israelense. Chefiada pelo senador Carlos Viana (Podemos-MG), a comitiva visa o apoio ao país do Oriente Médio, além de buscar o estreitamento das relações econômicas e de segurança entre as nações. Segundo o parlamentar, “Israel pode muito contribuir com o Brasil no combate ao terrorismo”.
O senador mineiro afirmou que as autoridades israelenses estão preocupadas com a infiltração de células terroristas na América do Sul, e mais especificamente no Brasil. Segundo Viana, há relatos e fatos que terrorista estão buscando países como o nosso que não tem políticas de combate ao terrorismo para poder agir. Além disso, grupos terroristas estão financiando facções criminosas no Brasil. “Nosso país tem uma fronteira muito grande e isso facilita essa entrada. Israel tem expertise nessa questão e pode muito ajudar o Brasil a identificar possíveis criminosos em nosso território”, afirmou o parlamentar
Viana ainda lembrou o episódio recente, no qual as forças de segurança israelense contribuíram com informações que teriam ajudado a polícia brasileira a localizar dois suspeitos de receber financiamento do grupo terrorista Hezbollah. “Possivelmente, poderiam atacar o nosso país”, ressaltou Viana.
Na pauta do encontro também alguns “invertidas” que vão ganhando corpo, como a de que Israel está privando a entrada de suprimentos a Faixa de Gaza. “Medicamentos, alimentos e água estão entrando em Gaza sem restrições para que a população civil palestina tenha acesso a todos esses suprimentos. O contrário disso não corresponde à verdade”, garantiu Lior Ben Dor. A missão da comitiva em Israel deve durar até o próximo sábado (9).